Alunos do IM contam dia de descobertas em passeio na Rocinha para registros fotográficos
A chuva insistia em cair, mas isso não foi suficiente para adiar a ida do PET Conexões IM Baixada à favela da Rocinha, no dia 09 de junho, para a realização de uma oficina de fotografia naquela que é considerada a maior favela da América Latina. O encontro contou com a presença do professor tutor, Otair Fernandes; dos petianos, Caruanã Guatara, Cristiane Carvalho, Jefferson Alves, Wagner Peres, Valéria Lourenço, Valéria Vieira; além dos acompanhantes, Aldinéia Vieira, Angélica Fernandes e dos guias Antônio Carlos da Silva e Michel Silva.
A chuva insistia em cair, mas isso não foi suficiente para adiar a ida do PET Conexões IM Baixada à favela da Rocinha, no dia 09 de junho, para a realização de uma oficina de fotografia naquela que é considerada a maior favela da América Latina. O encontro contou com a presença do professor tutor, Otair Fernandes; dos petianos, Caruanã Guatara, Cristiane Carvalho, Jefferson Alves, Wagner Peres, Valéria Lourenço, Valéria Vieira; além dos acompanhantes, Aldinéia Vieira, Angélica Fernandes e dos guias Antônio Carlos da Silva e Michel Silva.
"Chegamos às 10h da manhã e vimos de perto como está sendo a atuação do estado numa região que era abandonada com a falta de serviços básicos para a sobrevivência humana. A localidade tem uma vasta pluralidade cultural de várias regiões do Brasil, mas com maior predominância nordestina. Um exemplo disso foi o Sr.Francisco que lá conhecemos e é um dos personagens dessa caminhada. O passeio, que no início teria um único guia, Antônio Carlos, fotógrafo que sempre viveu na comunidade, ganhou o reforço de um jovem de 18 anos, Michel Silva, que trabalha com a irmã Michele Silva na Rádio Brisa, levando informações aos moradores da Rocinha. Michel soube da oficina através de pesquisa na internet, fez sua inscrição e foi participar conosco. Foi uma aventura, pois além de estarmos numa região considerada perigosa até pouco tempo, também estávamos debaixo de muita chuva, subindo e descendo ladeiras íngremes. Além da disputa de lugar com carros e motos que subiam e desciam a todo momento. As motos, um dos principais meios de locomoção nas ruas da favela, já somam mais de quatro mil na região, segundo Michel Silva.
A nossa recompensa é saber que toda a discriminação que estes moradores sofrem não deixa de ser uma divulgação equivocada de que a pessoa pobre não tem capacidade de possuir sensibilidade humana. Constatamos isso no momento que entramos na casa do Sr. Francisco. Morador da Rocinha há 55 anos, Sr. Francisco veio do Ceará e demorou oito anos para construir a sua casa, que a fez sozinho. Hoje, com sua casa em um dos pontos mais altos da Rocinha, é possível termos uma visão panorâmica da cidade, o que atrai vários turistas e guias que sobem à laje do senhor para terem a ampla visão da cidade.
Enfim, conhecer a Rocinha foi uma experiência que talvez não consigamos descrever somente com uso das palavras. O que foi sentido e aprendido vai além do papel. E isso mostra o quanto ainda temos que aprender, afinal o conhecimento é sempre uma via de mão dupla, e lá éramos todos alunos, dispostos a aprender um pouco mais sobre a vida.
Por:Jefferson Alves com colaboração de Valéria Lourenço – Bolsistas do PET
_____________________________________________________________________________________________________
Maio 2012
Grupo de pesquisa
realiza seminário sobre
religião e história no campus de Nova Iguaçu
Nos dias 22
e 23 de maio, o Instituto Multidisciplinar, de Nova Iguaçu, recebeu o
seminário “Olhares Sócio-Históricos Sobre a Religião”. O evento foi organizado
pelo grupo de pesquisa Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião, do curso de
História do Instituto Multidisciplinar.
A tutora do grupo, professora Silvia Fernandes, vem desenvolvendo
pesquisas sobre sociologia da religião desde os anos 90. Ingressou na Rural em
2006, e cerca de seis meses depois registrou o grupo, criado com estudantes de
História, no CNPq. A primeira pesquisa desenvolvida se chamava “Juventude,
Política e Religião na Baixada Fluminense – ações e representações”, e desde
então, vários estudantes do grupo já tiveram seus trabalhos publicados em
periódicos de sociologia e história.
O Seminário reuniu cerca de 260 participantes. Destes, 33 eram
comunicadores e o restante, ouvintes. Dentre os comunicadores, participaram
não somente estudantes de graduação de História, como de Ciências Sociais,
Geografia e Letras, com monografias em andamento. Houve também a apresentação
de estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Rural,
e outros, em nível de mestrado e doutorado, de outras universidades: UFJF,
UERJ e UFPA. A grande diversidade de participantes, de diferentes níveis, áreas
e universidades, segundo a professora Fernandes deve-se ao tema. Para ela, o
tema religião, na universidade, suscita debate porque se inter-relaciona com
outros campos, como a política e a sexualidade, e interfere no modo como o
indivíduo age em sociedade. “As instituições religiosas formataram regras
sociais, alteraram concepções de mundo e favoreceram, ao longo da história, o
desenvolvimento das sociedades”, ela explica.
O Seminário foi dividido em dois dias, com apresentação de pesquisas
alocadas em Grupos de Trabalhos (GTs), todos coordenados por professores da
UFRRJ especialistas na área. No primeiro dia, houve a apresentação dos GTs
“Religião na Antiguidade” e “Religião na Contemporaneidade”, e no segundo dia,
“Religião no Medievo e na Modernidade” e outros trabalhos do grupo “Religião na
Contemporaneidade”. Os melhores trabalhos selecionados pela comissão
científica do seminário poderão ser publicados na revista acadêmica “Plura –
Revista de Estudos de Religião”, publicação eletrônica vinculada à Associação
Brasileira de História das Religiões (ABHR), e os prazos para a publicação,
assim como fotos de todo o evento, podem ser conferidos no blog do seminário:
http:// seminarioreligiaoufrrj.wordpress. com/
A professora contou ainda que a comissão de organização do evento ficou
surpresa com o interesse de estudantes da Rural, uma vez que as Ciências
Humanas, segundo ela, vêm se, desenvolvendo muito
recentemente.
Abril 2012
Alunos do
curso de Letras se unem e formam companhia de teatro em
Nova Iguaçu
Um novo curso de teatro está
em funcionamento no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, desde o dia 04
de abril. O curso se chama “Ainda não tem nome, mas pode chamar de mamilos”.
Já conta com 17 participantes e é ministrado por Alexandra Moraes, que além de
ser aluna do curso de Letras do IM, é atriz desde 1988 e professora de teatro
há 15 anos.
A professora conta que
escolheu cursar Letras exatamente pela experiência com as artes cênicas e com o
texto narrativo, apreendida na companhia de teatro, música e literatura intitulada
“Te conto umas”, da qual já fazia parte anteriormente. Para Alexandra, o teatro é
uma ótima ferramenta para se trabalhar literatura e também para a própria
vida, pois “o teatro nos ajuda na superação da timidez, na socialização, e em
muitos outros aspectos”. Como estudante de um curso de licenciatura, considera
também a prática teatral uma ótima ferramenta para o professor.
Para
ela, o importante de se ter um grupo de teatro na universidade está em ser um espaço político e de
reflexão do outro e do mundo. Eles começaram seus trabalhos lendo Nelson
Rodrigues, cronista que soube retratar a sociedade carioca dos anos 60 e 70.
Com a leitura de suas crônicas, o grupo tenta refletir as mudanças ocorridas
na sociedade desde então. Ao longo do curso, pretendem participar de festivais
universitários de teatro, para interagir com alunos de outras universidades e
estados.
Alexandra
diz ter muito orgulho de ser a diretora do grupo, que vieram para ficar e ainda
há vagas, e deixa a dica: “se você, aluno da rural, escreve, gosta de produzir,
toca algum instrumento, desenha... apareça!! nossos encontros acontecem de 13h
até 15h30, sempre à quarta-feira.” Os encontros acontecem em salas de Centros
Acadêmicos do Instituto Multidisciplinar.
Março 2012
Programas
de Educação Tutorial de Nova
Iguaçu apontam perspectivas
para o ano de 2012
PET Conexões Baixada: mais
ação e mais integração
Após um ano repleto de atividades, o
grupo PET Conexões Baixada “Dialogando e Interagindo com Múltiplas Realidades e
Saberes na Baixada Fluminense” se prepara para 2012. Logo na semana de
integração, o grupo foi apresentado aos calouros de alguns cursos do Instituto
Multidisciplinar, e em março houve um mini-curso de produção de textos
acadêmicos, com a professora Roseane Monteiro. Segundo
Valéria Lourenço, membro do programa, que também é aluna de Letras – Literaturas, para esse ano já
há vários itens na programação. Haverá oficinas de fotografia em Nova Iguaçu e
na Rocinha, mini-curso sobre Novo Acordo Ortográfico, palestra sobre
Democratização da Comunicação, visita ao Quilombo de São José e mini-curso sobre
Literaturas africanas de língua portuguesa. Também estão elaborando oficinas
em escolas públicas, como a “Oficina de economia sem complicação”, e planejando
a II Semana da Baixada Fluminense.
Heterogêneo, o
PET Conexões Baixada, além de ser formado por dois programas – Programa de
Educação Tutorial e Conexões de Saberes – é composto por estudantes de diversos
cursos. Com um ano de existência, esse PET realizou, em 2011, Rodas de
Conversa, visitas, a I Semana da Baixada Fluminense e outros eventos e têm como
prioridade para 2012 a finalização da pesquisa “Mapeando ações positivas de
apoio ao acesso e permanência dos estudantes de origem popular no IM/UFRRJ”,
cujo objetivo mapear o perfil dos estudantes bolsistas do IM e já está em fase
de tratamento de dados e elaboração de relatório final,. Para conhecer melhor o
PET Conexões Baixada, acesse o blog: http://petconexoesbaixada.blogspot.com.br/
PET Geografia começa o ano
com visitas culturais
Para o grupo “PET -
Geografia, Cultura e Cidadania: diálogo de saberes no ensino de geografia”, as
“aulas” já voltaram há muito tempo: em janeiro, os petianos foram visitar a
Biblioteca Nacional do Brasil, Museu da República, Museu do Folclore e Cultura
Popular, e Espaço Oi Futuro. O evento de vídeo-debate Cine Geo PET voltou no
final de fevereiro, com a exibição do filme “Hair” no final do mês. Segundo
Anita Loureiro, tutora do PET Geografia, os petianos já estão se preparando
para participar dos encontros SudestePET, em abril, o II IntraPET/UFRRJ e a
Semana Acadêmica de Geografia do IM/UFRRJ (SEMAGEO), ambos em maio. Para
julho, estão preparando artigo coletivo para enviar ao ENAPET (encontro
nacional de grupos PET) e pesquisas para apresentar no Encontro Nacional de
Geógrafos.
O PET Geografia, vinculado a
um curso que recebeu os seus primeiros ingressantes em agosto de 2010, foi
criado em dezembro do mesmo ano. Conta, hoje, com 12 alunos bolsistas e dois
colaboradores, que realizam atividades fora do campus e dentro, como o Cine Geo
PET e o ciclo permanente de debates de textos e atividades de extensão.
Segundo Anita Loureiro, tutora do grupo, o objetivo do PET é articular
competência acadêmica com compromisso social, e por isso esse ano pretendem
estreitar laços com o curso de Geografia e com escolas e movimentos sociais da
Baixada. Para saber mais sobre o PET Geografia do Instituto Multidisciplinar,
acesse o blog: http://geo-pet.blogspot.com.br/.
_____________________________________________________________________________________________________
Fevereiro 2012
Instituto em Nova Iguaçu conta com 11 cursos de graduação e prédio com laboratórios
O Instituto Multidisciplinar (IM), localizado em Nova Iguaçu (RJ), foi criado em 2005, na primeira etapa do Programa de Expansão do Governo Federal. A primeira aula inaugural do IM foi realizada em 17 de abril de 2006 e recepcionou os primeiros 250 estudantes matriculados nos seis primeiros cursos de graduação. Neste campus, a UFRRJ oferece 745 vagas anuais para estudantes em 11 cursos de graduação presenciais, um à distância, três cursos de especialização, contribui para o funcionamento de dois mestrados e possui inúmeros projetos de pesquisa e extensão, contando com 203 professores e 85 técnico-administrativos.
Inicialmente, o IM funcionou na Escola Municipal Monteiro Lobato, apenas no período noturno, enquanto ocorria a licitação e se iniciavam as obras do novo campus. Com o crescimento do número de alunos e turmas, um novo prédio foi alugado, em 2008, e outro em 2009. O IM ocupou seu campus definitivo em abril de 2010, localizado em uma área de 44 mil metros quadrados na Avenida Governador Roberto Silveira, ao lado do antigo Aero-Clube do município.
Biblioteca e Sala de Informática
O campus tem laboratórios de informática, abertos das 9h às 21h, destinados ao uso dos estudantes, bem como a rede wireless. A biblioteca conta com um acervo de mais de seis
mil livros e fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.
O campus tem laboratórios de informática, abertos das 9h às 21h, destinados ao uso dos estudantes, bem como a rede wireless. A biblioteca conta com um acervo de mais de seis
mil livros e fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.
_____________________________________________________________________________________________________
Dezembro 2011
A retrospectiva de 2011 no IM retrata inúmeros eventos da graduação, pesquisa e extensão
Os alunos do Instituto Multidisciplinar tiveram um ano com
muitas semanas acadêmicas, seminários, palestras e publicações. No decorrer das
atividades de 2011 até mesmo alunos de outras instituições interagiram com a
comunidade universitária, como por exemplo, na atividade intitulada “Por Dentro
da Rural”, que levou alunos de ensino médio da Baixada Fluminense a conhecer o
Instituto Multidisciplinar e os cursos. Houve momentos em que a Rural também saiu do Instituto e esteve
presente em outros lugares e eventos, como quando os alunos de Geografia participaram
de uma caminhada ecológica na Rebio-Tinguá, foram a encontros de Ensino de
Geografia (ENPEG), e fizeram trabalhos de campo em outras cidades. Para o curso
de Turismo do IM, o ano marcou uma importante conquista, que foi a obtenção do
conceito cinco do MEC, nota máxima que pode ser obtida. Dentre as atividades do
curso a coordenadora, Luciana Gonzales, também destacou as diversas viagens
técnicas para Paraty, Ilha Grande, Ouro Preto, Vitória, entre outros. E falando
em conquistas, a coordenadora do curso de Geografia, Cristiane Cardoso, destaca as bolsas
concedidas em 2011. “Implantamos o PET (12 bolsas), PIBID (15 bolsas), Projeto
Furnas (uma bolsa), Bolsas de Iniciação científica (duas bolsas PROIC), além das
duas bolsas de monitoria”, explica.
O curso de Direito deu um grande passo em si e para a
comunidade de Nova Iguaçu com a implantação do Núcleo de Prática Jurídica
(NPJ), que visa atender à comunidade local em assuntos jurídicos, que começa a
funcionar a partir do primeiro período de 2012. Outra conquista do curso foi o
lançamento do livro “Aposentadoria por invalidez:
um comparativo entre o regime geral e o regime próprio de previdência social”,
escrito por professores e alunos do grupo de pesquisa Diálogos, e organizado pela
professora Cristiane Miziara Mussi.
- IV Semana Acadêmica de Administração:
“Dos tempos modernos à década de ouro – os novos caminhos da
administração” - 07 a 11
de novembro.
- V Semana de Matemática do Instituto Multidisciplinar - 21
a 25 de novembro.
- II Semana de Geografia e I Seminário de Avaliação do
curso: “Significados e Representa-
ções: Potencialidades e Limites na Formação do Geógrafo
Professor-Pesquisador” - 30 de
maio a 2 de junho.
- IV Semana Acadêmica de História, tema “Religião e
Religiosidade: A fé que move a Histó-
ria” - 25 a 29 de abril.
- Pedagogia: “Fala Discente: Entre o agir e o pensar na
educação” - 28 de novembro a 02
de dezembro.
- V Semana Acadêmica de Turismo: “Gestão Social, uma nova
forma de se pensar Turismo”
- 23 a 26 de novembro.
- Ciências Econômicas: “Desenvolvimento Econômico
Brasileiro: Suas diretrizes e consolidação no cenário mundial” - 24 a 27 de outubro.
- III Semana Acadêmica de Letras – Identidades e Linguagem
Hoje: Olhares sobre a Diversidade e a Inclusão. 17 a 21 de outubro.
- II Semana Acadêmica de Ciência da Computação do Instituto
Multidisciplinar - 17 a 21
de outubro.
- Fórum Ambiental do I.M. realizou o Seminário “Áreas
Protegidas: Importância Ambiental
e Desafios para sua Gestão”, integrado às atividades da
SNCT, nos dias 18 e 19 de outubro.
_____________________________________________________________________________________________________
Novembro 2011
Matemática e turismo realizam eventos que visam ampliar debate sobre os futuros profissionais
V Semana Acadêmica de Matemática
Ocurso de matemática realizou a quinta edição da Semana
Acadêmica de Matemática, entre os dias 21 e 25 de novembro.
O evento contou com a participação de aproximadamente 90
alunos dos cursos de Matemática,
Administração e Ciência da Computação do, IM. A programação incluiu palestras
de diferentes temas relevantes da Matemática e de áreas afins e oficinas de
softwares educacionais, como o Geogebra e Matlab.
De acordo com o coordenador do curso, Marcelo Farias, o
evento, realizado anualmente, ocorre para auxiliar os alunos a ampliar a sua
visão da graduação. “O principal objetivo é criar um ambiente onde
pesquisadores, educadores e a comunidade em geral possam interagir, divulgando
experiências, inovações e diagnosticando novas áreas de atuação em Matemática
nas suas várias manifestações”, destaca, e na sequência, avalia o evento como
uma chance única para os alunos. “Foi uma excelente oportunidade para os alunos
ampliarem seus conhecimentos sobre a atuação do profissional da Matemática,
através de palestras sobre aplicações da Matemática na Meteorologia, nas
Engenharias, na Física e na própria Matemática; contextualizarem alguns conceitos
vistos no curso regular e aproximá-los do processo de pesquisa”, ressalta.
V Semana Acadêmica de Turismo
Descobrir os desafios da gestão social no âmbito turístico,
levando em conta as mudanças na sociedade e a lógica de sustentabilidade
foi a proposta da quinta edição da
Semana Acadêmica de Turismo (Sematur) , realizada entre os dias 23 a 26 de novembro
no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu.
O evento, organizado por alunos do curso, ofereceu
atividades como vídeo-debate sobre turismo em favelas, grupos de trabalho, que
discutiram aspectos da sustentabilidade, e mesa redonda e mini-cursos a
respeito de turismo como um serviço à sociedade.
Endereço eletrônico do evento:
http://www.wix.com/saturufrrj/sematur
_____________________________________________________________________________________________________
Outubro 2011
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:
...em Nova Iguaçu
No campus da UFRRJ de Nova Iguaçu a SNCT contou com
diferentes atividades tais como a Semana da Ciência da Computação, a Semana de
Letras, oficinas do Grupo PET-Geografia Nova Iguaçu, exposição sobre Eras
Geológicas do Grupo PIBID-Geografia Nova Iguaçu e o I Seminário do Fórum
Ambiental do Instituto Multidisciplinar.
Fórum Ambiental
Organizado pelos professores Camila Rodrigues, Flavia Lins de
Barros, Otair Fernandes, Flavio Zen e Mauro Guimarães o tema do Seminário foi
“Áreas Protegidas: importância ambiental e desafios para a sua gestão” e contou
com cerca de 70 participantes, dentre os quais estudantes e representantes de
órgãos municipais e estaduais de meio ambiente.
Letras
O I Congresso Nacional Multidisciplinar de Letras e III Semana
Acadêmica de Letras – Identidade e Linguagens Hoje: Olhares sobre a Diversidade
e a Inclusão – realizado entre 17 e 21 de outubro de 2011, contou com
aproximadamente 350 pessoas e teve por objetivo criar um ambiente de interação
e divulgação de pesquisas. Estiveram presentes professores ilustres de outras
universidades brasileiras.
PIBID – Geografia
O PIBID-Geografia IM realizou a exposição “Do passado ao
futuro: As transformações do clima da terra através do tempo”, que teve sua
primeira mostra no dia 21 de outubro. A
exposição integra um projeto que se baseia na temática “Desvendando novas
fronteiras: o uso de diversas linguagens para abordagem dos conteúdos
curriculares da Geografia” e visa apresentar elementos da evolução geológica do
planeta que viabilizem maior conhecimento sobre mudanças climáticas ocorridas
no passado e seus efeitos.
Ciências da Computação
A II Semana Acadêmica de Ciências da Computação também
integrou a SNCT, que contou com conferencistas da casa e convidados. “Os alunos tiveram a oportunidade de
interagir com professores e profissionais da área de maneira descontraída, e os
minicursos são focados em aplicações que podem ser usadas posteriormente”, destaca
Adria Lyra, professora e coordenadora do curso.
_____________________________________________________________________________________________________
Agosto 2011
Grupo de Pesquisa, em parceria com IM, realiza evento para debater Afrobrasilidades
O Instituto Multidisciplinar realiza um grande encontro
Transdisciplinar de Afrobrasilidade no dia 19 de Setembro, no próprio Campus, em Nova Iguaçu. A organização do evento está sendo feita pelo grupo de
pesquisa “Desafios Contextuais e Subjetividade” em parceria com a Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro, que buscam, neste encontro, realizar o intercâmbio de
saberes e experiências nas áreas ligadas às afrobrasilidades.
O grupo de
pesquisa
O grupo de pesquisa “Desafios Contextuais e Subjetividade” é
certificado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pelo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desde
2006 vem desenvolvendo suas
investigações vinculadas ao Laboratório de Estudos
Afrobrasileiros (Leafro),
tendo provocado de imediato, estudos que se transformaram em
projetos contemplados com bolsas de iniciação cientifica do CNPq e da FAPERJ.
Programação
19 de
setembro
18:30h às 19:30h - Mesa de abertura
19:30h às 20:30h - Prof. Dra. Iolanda Oliveira – A Lei
10.639/03 e Suas Demandas.
20:30h às 22:00h - Pro. Dr. Valter Filé- Imagens e
Movimentos de Afrobrasilidades
20 de setembro
15:30h às 18:30h - Apresentação de Pôster (Inscritos)
18:30h às 19:30h - Prof. Dra. Leila Dupret – Palestra:
Religião deMatriz Africana, Afrobrasileira e Subjetividade Social.
19:30h às 21:30h - Grupo de Pesquisa Desafios Contextuais e
Subjetividades – Oficina Mitos e seus Atravessamentos Cotidianos.
21 de setembro
14:00h às 17:00h - Roberto Braga e Arlene Camargo -
Mini-curso de Kimbundo
17:30h às 18:30h - Apresentação de Pôster(Inscritos)
18:30h às 19:30h – Professor.Dr.Roberto Conduru - Artes e
Expressões Étnico raciais.
19:30h às 21:30h – Prof.Dr.Carlos Roberto e Prof.Dra.Mailsa
Passos - Oficina: Arte e Diáspora
____________________________________________________________________________________________________
Instituto
Multidisciplinar realiza diversas Semanas Acadêmicas no mês de
outubro
III Semana Acadêmica de Economia
O “Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Suas diretrizes e
consolidação no cenário mundial” é o tema que será abordado na III Semana
Acadêmica de Economia do Instituto Multidisciplinar (IM). O evento será
realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, no Auditório do Instituto, e tem
como objetivo mostrar a seus
participantes uma melhor reflexão acerca do cenário macroeconômico brasileiro e
apontar os desafios encontrados no processo de crescimento da economia no cenário
mundial.
III Semana Acadêmica de Letras
Em sua terceira edição, a Semana Acadêmica de Letras traz
como tema “Identidade e Linguagens Hoje: Olhares sobre a Diversidade e a
Inclusão”. O objetivo do evento é criar
um ambiente em que a comunidade acadêmica possa interagir,
divulgando pesquisas. A programação completa, bem como outras informações, pode
ser encontrada na página do evento http://r1.ufrrj.br/wp/eventos/semanaletrasim/.
II Semana Acadêmica de Ciências da Computação
Ocurso de Ciência da Computação promove a II SECCIM. O
evento visa promover a interação entre profissionais e estudantes, divulgando
experiências, inovações e o conhecimento de
novas áreas de atuação em Computação e Matemática.
Inscrições, programação e outras informações constam na página da Semana:
http://r1.ufrrj.br/im/seccim/seccim02/index.html
_____________________________________________________________________________________________________
Grupo de Pesquisa, em parceria com IM, realiza evento para debater Afrobrasilidades
O Instituto Multidisciplinar realiza um grande encontro
Transdisciplinar de Afrobrasilidade no dia 19 de Setembro, no próprio Campus, em Nova Iguaçu.
A organização do evento está sendo feita pelo grupo de
pesquisa “Desafios Contextuais e
Subjetividade” em parceria com a Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro, que buscam, neste encontro, realizar o intercâmbio de
saberes e experiências nas áreas ligadas às afrobrasilidades.
O grupo de
pesquisa
O grupo de pesquisa “Desafios Contextuais e Subjetividade” é
certificado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pelo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desde
2006 vem desenvolvendo suas
investigações vinculadas ao Laboratório de Estudos
Afrobrasileiros (Leafro), tendo provocado de imediato, estudos que se transformaram em
projetos contemplados com bolsas de iniciação cientifica do CNPq e da FAPERJ.
Programação
19 de
setembro
18:30h às 19:30h - Mesa de abertura
19:30h às 20:30h - Prof. Dra. Iolanda Oliveira – A Lei
10.639/03 e Suas Demandas.
20:30h às 22:00h - Pro. Dr. Valter Filé- Imagens e
Movimentos de Afrobrasilidades
20 de setembro
15:30h às 18:30h - Apresentação de Pôster (Inscritos)
18:30h às 19:30h - Prof. Dra. Leila Dupret – Palestra:
Religião deMatriz Africana, Afrobrasileira e Subjetividade Social.
19:30h às 21:30h - Grupo de Pesquisa Desafios Contextuais e
Subjetividades – Oficina Mitos e seus Atravessamentos Cotidianos.
21 de setembro
14:00h às 17:00h - Roberto Braga e Arlene Camargo -
Mini-curso de Kimbundo
17:30h às 18:30h - Apresentação de Pôster(Inscritos)
18:30h às 19:30h – Professor.Dr.Roberto Conduru - Artes e
Expressões Étnico raciais.
19:30h às 21:30h – Prof.Dr.Carlos Roberto e Prof.Dra.Mailsa
Passos - Oficina: Arte e Diáspora
____________________________________________________________________________________________________
Com o tema “Significados e Representações: Potencialidades e Limites da Formação do Geógrafo Pesquisador-Professor”, o curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar deu abertura nesta segunda-feira (30) à II Semana de Geografia.
O evento tem por objetivo discutir o universo tecnológico aplicado às questões geográficas e incentivar a prática da pesquisa, extensão e ensino. A programação conta com palestrantes da casa e convidados que ministrarão workshops, seminários e oficinas.
Nesta manhã o evento teve a apresentação do projeto de extensão “Google Earth e Google Maps como Recurso Didático no ensino de Geografia” e ainda pela manhã conta com a Oficina “Se essa rua fosse minha: pertencimento, territorialidade e representações da favela no seriado ‘Cidade dos Homens’”, apresentado por alunas integrantes do Programa de Ensino Tutorial (PET).
Confira a programação para o restante da Semana:
Dia 1 de junho de 2011 (Quarta-feira)
9h – 12h: Oficina: Mapas e Poder: Novas Histórias da Cartografia. (Prof. Dr André Reyes Novaes)
Local: sala 310 – Bloco Multimídia
Dia 2 de junho de 2011 (Quinta-feira)
9h – 11h: Palestra: AGB-Rio: atuação do GT Ensino de Geografia. Prof. Msc. Marcio Berbat (Unirio)
Local: sala 310 – Bloco Multimídia11h: II GEO SARAU (Organização: Prof. Msc Emerson Guerra)
Local: salão externo do Campus – IM
Dia 3 de junho de 2011 (Sexta-feira)
8h – 12h: I Seminário de Avaliação do Curso:
- O curso de Geografia a partir da visão dos alunos;- O curso de Geografia a partir da visão dos docentes;
- O curso de Geografia a partir da visão dos funcionários;
- O curso de Geografia e a relação com o DES/IM
Local: sala 310 – Bloco Multimídia
_____________________________________________________________________________________________________
Maio 2011
Intercâmbio: uma realidade para os estudantes da UFRRJ
Intercâmbio: uma realidade para os estudantes da UFRRJ
Viajar para outros países, conhecer novas culturas e aprender um novo idioma até tempos atrás era apenas uma vontade. Hoje, começa a se tornar uma realidade nas Universidades Federais. Os empregadores têm buscado cada vez mais profissionais com ampla formação técnica e cultural o que tem levado estudantes de todas as áreas a procurarem programas de intercâmbio e mobilidade estudantil.
Programas de intercâmbio existem aos milhares, para todos os gostos e bolsos. E para aqueles que não podem pagar, diversas instituições governamentais e não-governamentais oferecem bolsas. Um exemplo disso foi uma seleção que aconteceu mês passado no Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) em Nova Iguaçu/RJ.
Financiado pela CAPES/FIPSE, o Consórcio em Educação e Diversidade, um programa de intercâmbio internacional EUA – Brasil, selecionou 24 estudantes brasileiros e 24 americanos de cursos de Licenciatura. Coordenado, na UFRRJ, pela professora Márcia Denise Pletsch, o programa é resultado de uma parceria entre o IM/UFRRJ, a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e três universidades norte-americanas, a Ashland University, a Brigham Young University e o Georgetown College.
A professora Márcia explica que o programa procura, através da convergência entre os currículos dos cursos envolvidos, dos seminários específicos oferecidos e da inserção cultural propiciada, em ambos os países, analisar criticamente as questões de educação e diversidade, desenvolvendo nos futuros professores competências teórico-práticas. “Lá nos EUA os estudantes darão continuidade aos seus estudos e poderão estudar línguas e vivenciar as atividades de pesquisa nessas Universidades. Ao final, desenvolverão projetos a partir do sistema educacional americano e brasileiro, pois todos os alunos participantes do projeto terão estudos sobre essas duas realidades focando sempre a diversidade educacional existente nesses dois países”, acrescenta.
Letícia Teixeira e Patrícia Cardoso são estudantes de Pedagogia e estão entre os 12 alunos selecionados pelo Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu para viajar em janeiro do ano que vem com bolsas de estudos da CAPES. Patrícia diz que até o período da viagem elas deverão desenvolver diversas atividades em parceria com os estudantes norte-americanos através de uma plataforma online. “Tenho contato várias vezes na semana com minha parceira (cada aluno brasileiro forma uma dupla com um americano pré-selecionado na plataforma) e fazemos duas ou três atividades semanais, que estão sendo avaliadas pelos coordenadores que avaliam a fluência na língua e a capacidade reflexiva e de realizar tarefas em conjunto.”, explica a estudante.
Para conquistar a vaga, os alunos passaram por um processo de seleção com uma banca de professores brasileiros e americanos, em que foram avaliados, entre outros, o Coeficiente de Rendimento (CR), carta justificando sua participação no projeto e proficiência em entrevista. “Entregamos a documentação e depois passamos por uma entrevista. Cada candidato respondia algumas perguntas em inglês por meio de uma vídeo-conferência com a professora americana responsável pelo projeto lá nos EUA. Em seguida,respondíamos perguntas em português à professora daqui do IM.”, explica Letícia.
Patrícia deixa uma dica àqueles que desejam conseguir uma bolsa de intercâmbio. “A todos que pretendem fazer um intercâmbio em algum momento da vida acadêmica, sugiro que fiquem sempre ligados às notícias que saem nos sites, jornais ou que estão espalhadas em avisos pela universidade, como também, se possível for, ter contato direto com os projetos que os professores realizam. Participar de cursos (idiomas, extensão, entre outros.) e ter um histórico escolar bom sempre ajuda! A oportunidade de participar de uma experiência de intercâmbio internacional estudando em uma universidade norte-americana é um diferencial para o currículo, além, é claro, de todas as trocas e experiências proporcionadas.”,sugere a estudante.
Letícia e Patrícia ficarão seis meses nos EUA. Elas vão para a universidade de Ashland, em Ohio, estado ao norte do país.
_____________________________________________________________________________________________________
Março 2011
Estudantes têm laboratórios de informática e biblioteca à disposição
Instalado em Nova Iguaçu, o Instituto Multidisciplinar funciona em seu novo campus desde o abril de 2010. Atualmente são mais de 2400 estudantes distribuídos em 11 cursos presenciais e um curso Turismo a distância.
Estudantes têm laboratórios de informática e biblioteca à disposição
Instalado em Nova Iguaçu, o Instituto Multidisciplinar funciona em seu novo campus desde o abril de 2010. Atualmente são mais de 2400 estudantes distribuídos em 11 cursos presenciais e um curso Turismo a distância.
O campus tem laboratórios de informática, abertos das 9h às 21h, destinados ao uso dos estudantes, bem como a rede wireless. A biblioteca conta com um acervo de mais de seis mil livros e fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.
Cíntia Xisto, pedagoga formada pela UFRRJ, estudou no Instituto Multidisciplinar desde 2006, enquanto as aulas ainda eram realizadas na Escola Municipal Monteiro Lobato e conta como foi sua passagem pela universidade e a experiência de ver o processo evolutivo do campus. “No inicio do IM tínhamos vários problemas de espaço. Fiz uma disciplina em uma sala de educação infantil, onde tivemos que usar cadeiras pequenas. Hoje o campus do IM está estruturado, tem a “cara” de uma universidade. Foi maravilhoso ver a evolução da universidade, tanto na relação de estrutura, como na educação.”, descreve Cintia.
CURSOS DO IM
Administração
Ciências Econômicas
Direito
Geografia
História
Letras (Português/Literaturas)
Letras (Português/Espanhol)
Matemática
Pedagogia
Turismo (presencial e à distância)
Olá, gostaria de saber quais são os requisitos para estar participando dessa bolsa?
ResponderExcluirSomente os alunos do IM podem participar?
Olá, essa é especificamente para alunos do IM (3º parágrafo) e a seleção já aconteceu.
ResponderExcluir