Em
parceria com os oficineiros do CAC (Centro Arte e Cultura) da UFRRJ, O Núcleo
de Produção da Rural, Seu Gusta, promoveu oficinas variadas no Jardim do
Pavilhão Central (P1) na quarta-feira (20). Foi uma manhã tranqüila para equilibrar corpo e mente com ioga e aprender técnicas de desenho e cerâmica. A idéia é promover as novas oficinas que iniciarão neste semestre no CAC.
O calouro de geografia Vinícius contou que soube do workshop através do Quiosque do Aluno e por já trazer um interesse na produção de artefatos de objetos com a argila, como a arte marajoara, achou válido aproveitar a oficina.
A aluna de Belas Artes, Pamela Simioni, que ofereceu a oficina de Ioga, falou um pouco da importância dessa prática:
− O Ioga traz uma consciência corporal, alongamento, flexibilidade, uma certa serenidade, controle da respiração para sua mente se acalmar. Você aprende a cuidar de seu próprio corpo−, contou Pamela, que criou uma página no Facebook, chamada Yoga Rural, onde ela posta textos de livros sobre Ioga e anatomia, para quem quiser saber mais.
Outra oficina presente foi a de Cerâmica, ofício milenar usado com caráter mais utilitário que artístico. Rafael Grillo, aluno de Belas Artes trabalha com a técnica desde 2002 e já ministrava aulas no CAC desde o último semestre, 2014.1.
Através de um processo seletivo realizado pelo CAC, o aluno Guilherme Gomes de Arquitetura se tornou instrutor das oficinas de desenho. Ele explica como é a dinâmica da sua primeira oficina e relata que sempre gostou de desenhar e que isso ajuda com sua timidez:
−Você pode passar para o desenho um lado filosófico, vai de cada um. Ressaltar cada ponto que ache relevante da imagem −, afirma Guilherme.
Para saber mais sobre as oficinas e seus respectivos horários fique atento a página do CAC no Facebook: Centro de Arte e Cultura UFRRJ.
Vejam
mais fotos das oficinas na página da
Prograd.