segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A força da pró-atividade

Evento reuniu palestrantes reconhecidos no cenário do empreendedorismo brasileiro dentro da UFRRJ

Por Phelype Gonçalves

Mais que envolvidos, o público do Auditório Gustavo Dutra (Gustavão), do Pavilhão Central (P1) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), saiu dos dois dias de evento voltados para o empreendedorismo muito mais que com boas referências e gargalhadas.

Promovido pela empresa júnior Multiconsultoria, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), na UFRRJ, o “Envolve — qual será sua atitude?” trouxe para a Rural grandes empresários — não necessariamente engravatados, de maletas pretas e sapatos de couro, por exemplo, como muitos ainda imaginam os homens de negócios e ricos de hoje em dia.  Jovens, pró-ativos e com vontade de fazer, alguns desses personagens compartilharam suas histórias de vida e experiência empreendedora nos últimos dia 5 e 6 de novembro.


O “Envolve”, que teve sua programação realizada das 9h30 às 17h30, em ambas as datas, trouxe Rafael Ávila, sócio fundador da LUZ Consultoria; Cláudia Klein, chefe do Salada Corporativa; Jean Phillipe, sócio fundador da Perestroika; Afonso Júnior, diretor comercial na Mobits; Rafael Krás, fundador do Hareburguer; Pedro Salomão, fundador da Rádio Ibiza; além de Kaike Teixeira, ruralino e criador do Projeto Beta EQ. Nos intervalos entre uma palestra e outra, se é que se pode chamar assim: pareciam conversas de amigos, bem-humorados e cercados de atenção do público — aconteceram minicursos e workshops.

Palavras psicodélicas

Carioca do Leme, na cidade do Rio de Janeiro, um dos palestrantes, Raphael Krás, ex-estudante de Comunicação Social, nunca havia trabalhado. Sua vida era praia durante o dia e faculdade à noite. Havia se tornado vegetariano e queria viajar com sua namorada (atual noiva) para a Bahia, além de perceber que precisava ganhar dinheiro.

Krás resolveu, então, unir sua vida praiana à ideia que teve de vender hambúrguer de soja nas areias de Ipanema. Além de continuar na praia, podia comer, sem culpa, seu lanche mágico e “melhor de todas as galáxias”, slogan do empreendimento.

Bem humorado, Raphael Krás se divertiu na palestra
— Minha vida era praia. À noite eu ia estudar. Usei a minha linguagem, o que sou, eu fui caminhando — disse.

Assim surgiu o Hareburguer, que começou como uma brincadeira e foi se tornando um negócio. E, de tão certo, fez o menino das areias cariocas pensar e desenvolver sua marca.

— Ao longo dos anos, fui sentindo que o Hareburguer era mais que a venda de hambúrguer. É a minha história de vida. Me expresso por eles e acredito que nossa forma de se expressar pode ser uma coisa muito boa. Acredito que podemos ser uma estrutura que faça isso — contou Krás.

Dono dos cardápios e receitas alucinantes e “incapazes de serem definidas com palavras convencionais”, como ele mesmo diz, esse carioca revolucionou um conceito de vegetarianismo e, além de ter obtido sucesso e reconhecimento, manteve os pés no chão para continuar com suas brincadeiras e suas criações nada comuns.

— Todas essas brincadeiras são muito importantes pra motivar. Lembrar a minha história é muito bom para que eu acorde todo dia disposto pra dar sequência nas minhas ideias. O trabalho não é separado da vida pessoal. Tem gente que fica mais tempo no trabalho que em casa, então a gente não pode separar isso. Temos que fazer realmente o que gostamos — finalizou.

Raphael Krás foi aplaudido de pé pelos presentes no Gustavão, no Envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário