Evento reuniu palestrantes reconhecidos no cenário do empreendedorismo brasileiro dentro da UFRRJ
Por Phelype
Gonçalves
Mais que envolvidos, o público do Auditório
Gustavo Dutra (Gustavão), do Pavilhão Central (P1) da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), saiu dos dois dias de evento voltados para o
empreendedorismo muito mais que com boas referências e gargalhadas.
Promovido pela empresa júnior Multiconsultoria,
localizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), na UFRRJ, o
“Envolve — qual será sua atitude?” trouxe para a Rural grandes empresários —
não necessariamente engravatados, de maletas pretas e sapatos de couro, por
exemplo, como muitos ainda imaginam os homens de negócios e ricos de hoje em
dia. Jovens, pró-ativos e com vontade de
fazer, alguns desses personagens compartilharam suas histórias de vida e
experiência empreendedora nos últimos dia 5 e 6 de novembro.
O “Envolve”, que teve sua programação realizada
das 9h30 às 17h30, em ambas as datas, trouxe Rafael Ávila, sócio fundador da
LUZ Consultoria; Cláudia Klein, chefe do Salada Corporativa; Jean Phillipe,
sócio fundador da Perestroika; Afonso Júnior, diretor comercial na Mobits;
Rafael Krás, fundador do Hareburguer; Pedro Salomão, fundador da Rádio Ibiza;
além de Kaike Teixeira, ruralino e criador do Projeto Beta EQ. Nos intervalos
entre uma palestra e outra, se é que se pode chamar assim: pareciam conversas
de amigos, bem-humorados e cercados de atenção do público — aconteceram
minicursos e workshops.
Palavras
psicodélicas
Carioca do Leme, na cidade do Rio de Janeiro, um
dos palestrantes, Raphael Krás, ex-estudante de Comunicação Social, nunca havia
trabalhado. Sua vida era praia durante o dia e faculdade à noite. Havia se
tornado vegetariano e queria viajar com sua namorada (atual noiva) para a
Bahia, além de perceber que precisava ganhar dinheiro.
Krás resolveu, então, unir sua vida praiana à
ideia que teve de vender hambúrguer de soja nas areias de Ipanema. Além de
continuar na praia, podia comer, sem culpa, seu lanche mágico e “melhor de
todas as galáxias”, slogan do empreendimento.
Bem humorado, Raphael Krás se divertiu na palestra |
— Minha vida era praia. À noite eu ia estudar.
Usei a minha linguagem, o que sou, eu fui caminhando — disse.
Assim surgiu o Hareburguer, que começou como uma
brincadeira e foi se tornando um negócio. E, de tão certo, fez o menino das
areias cariocas pensar e desenvolver sua marca.
— Ao longo dos anos, fui sentindo que o
Hareburguer era mais que a venda de hambúrguer. É a minha história de vida. Me
expresso por eles e acredito que nossa forma de se expressar pode ser uma coisa
muito boa. Acredito que podemos ser uma estrutura que faça isso — contou Krás.
Dono dos cardápios e receitas alucinantes e
“incapazes de serem definidas com palavras convencionais”, como ele mesmo diz,
esse carioca revolucionou um conceito de vegetarianismo e, além de ter obtido
sucesso e reconhecimento, manteve os pés no chão para continuar com suas
brincadeiras e suas criações nada comuns.
— Todas essas brincadeiras são muito importantes
pra motivar. Lembrar a minha história é muito bom para que eu acorde todo dia
disposto pra dar sequência nas minhas ideias. O trabalho não é separado da vida
pessoal. Tem gente que fica mais tempo no trabalho que em casa, então a gente
não pode separar isso. Temos que fazer realmente o que gostamos — finalizou.
Raphael
Krás foi aplaudido de pé pelos presentes no Gustavão, no Envolve.
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