terça-feira, 9 de setembro de 2014

Festival de Cinema Brasileiro da Baixada na UFRRJ

O Seu Gusta junto com Benguela Produções apresentam no palco do Auditório Gustavo Dutra o II Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense.
O festival chega ao seu segundo ano e, contando com a inscrição de filmes do país inteiro, terá como um dos polos de exibição a UFRRJ - Seropédica.
A sessão começa hoje (09) e continuará até quinta-feira (11). É importante chegar cedo para participar da votação popular para a escolha do melhor filme. Confira a programação do evento:


* Dia 09/09, às 15:00h / Programa 4 / 120 minutos (16 Anos)
(Sessão DiVerCine – Diversidade Sexual)

Jessy, dir. Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge / Doc.
Jéssica Cristopherry assim se chamava todas as personagens da infância de Paula Lice, atriz, dramaturga e mulher. Paula conta com o apoio das madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

Prisma, dir. Matheus Marco Moraes / Fic.
Um encontro entre dois amigos e uma atração desconhecida. A fronteira entre o real e o imaginado, o interior e o exterior, a amizade e o amor, um corpo e outro.

Pet, dir. Felipe Ventura / Fic.
Fernando tem um PET. Rafael, seu namorado, veio depois. Juntos eles discutem como Fernando cuida de Bibo (o cão) tratando-o como se fosse uma criança com sua dieta especial e hábitos extravagantes. Rafael está cansado de tudo e tem uma difícil decisão a tomar.

Homem Completo, dir. Rui Calvo / Doc.
Durante uma noite, Marcelo parte em uma busca obsessiva por um homem que satisfaça os seus desejos.

Quem tem Medo de Cris Negão?, dir. René Guerra / Doc.
Cristiane Jordan, ou Cris Negão como era chamada, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. O filme é um mergulho no universo das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.

O Melhor Amigo, dir. Allan Deberton / Fic.
Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia.

Filme Para Poeta Cego, dir. Gustavo Vinagre / Doc.
Glauco Mattoso, poeta cego sadomasoquista, aceita participar de um documentário sobre a sua própria vida, mas as condições que ele impõe dificultam o trabalho do jovem diretor.

A Melhor Idade, dir. Adriano Big / Fic.
O filme mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem.


* Dia 09/09, às 19:00h / Programa 25 / 75 minutos (Livre)

Revelando Sebastião Salgado, dir. Betse de Paula / Doc.
Primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e mais respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar.

* Dia 10/09, às 15:00h / Programa 23 / 78 minutos (Livre)

Margaret Mee e a Flor da Lua, dir. Malu de Martino / Doc.
Documentário sobre a vida e obra da pioneira e visionária ilustradora botânica Margaret Mee. Por meio de seus diários, depoimentos e narração, o filme mostra o amor de Margaret pela natureza amazônica. Sua militância ecológica, através de sua arte, alertou para a necessidade de preservação do meio-ambiente e da flora brasileira.

* Dia 10/09, às 19:00h / Programa 20 / 85 minutos (Livre)

A vida Não Basta, dir. Caio Tozzi e Pedro Ferrarini / Doc.
“A arte existe porque a vida não basta”. O poeta maranhense Ferreira Gullar sintetizou em uma frase a grande motivação do ser humano para fazer arte. E foi ela que inspirou A vida não basta, documentário que vai ao encontro de nove artistas de diferentes áreas para descobrir porque é preciso criar para a vida ir além.

* Dia 11/09, às 15:00h / Programa 5 / 91 minutos (12 Anos)

EXU - Além do Bem e do Mal, dir. Werner Salles Bagetti / Doc.
Exu é um dos orixás mais controversos da cultura afro. Interpretado muitas vezes como o diabo pelo catolicismo é constantemente associado ao mal em diversas leituras, até mesmo por alguns autores umbandistas do passado. Porém, o significado do mito Exu, tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé, vai muito além de tudo isso.

Coração Magoado, dir. Juliana Sanson / Fic.
Depois de uma traição, Bruna se fecha com a sua dor. Em sua casa, as plantas deixadas pelo marido dão origem a uma estranha obsessão. Vida ou morte? Começar de novo ou continuar mergulhada em sua mágoa?

Encosto, dir. Joel Caetano / Fic.
Depois de realizar um ritual de magia negra, um homem descobre que o preço por seus desejos pode ser alto demais!

Diários Daltônicos, dir. Patricia Monegatto / Doc.
O documentário retrata cinco personagens que descrevem - como num diário - seus olhares daltônicos de um mundo colorido.

Bolou, dir. Rodrigo Sena / Fic.
O filme faz um breve retrato da diversidade religiosa no Brasil, tendo como pano de fundo a periferia da cidade do natal e o romance de um homem abandonado e transtornado em busca da mulher amada.

De Bom Tamanho, dir. Alex Vidigal / Fic.
Dois matadores de aluguel discutem muito mais do que um simples serviço.

Falta Ela, dir. Vitor Gracciano / Fic.
Quando “Ela” vai embora, até o homem mais forte se desespera.
Dia 11/09, às 19:00h / Programa 22 / 99 minutos (Livre)
Luz, Anima, Ação, dir. Eduardo Calvet / Doc.
Um resgate da memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas, revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática, além de relembrar marcos históricos e criações imortais de todas as épocas.


Para conferir a programação inteira do Festival, acesse o link:
www.vercine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário