quinta-feira, 18 de setembro de 2014

30 anos sem Foucault

Com o intuito de exibir as pesquisas desenvolvidas na instituição em torno de Michel Foucault, os Departamentos de História e Filosofia organizaram o Colóquio 30 anos sem Foucault. O evento ocorreu entre os dias 16 e 17 de setembro, a partir das 14h, no Auditório Paulo Freire do ICHS.
As mesas contaram com a presença dos professores: Maria Glória Oliveira, Fábio Henrique Lopes, José Nicolau Julião, Leandro Chevitarese e Renato Noguera, todos da UFRRJ. Alunos da pós-graduação: Pablo Spíndola e Alexandre Lourdes Laudino e três alunos da graduação do Instituto Multidisciplinar: Lindalva Trajano, Daniel de Carvalho e Estela Maria de Carvalho.
O evento teve o pesquisador André Berten, professor belga da universidade de Louvain. Está disponível no YouTube uma antiga entrevista dele com Foucault na virada dos anos 70/80 sobre como Foucault desenvolve sua metodologia de pesquisa.
Entre os temas das pesquisas apresentadas pelos alunos da graduação estavam: Sexualidade e Política em Michel Foucault: normalização dos corpos e estratégias de resistência; Educação e Escola na Sociedade Disciplinar de Michel Foucault e na sociedade de controle de Gilles Deleuze.



Nenhum comentário:

Postar um comentário