segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cerimônia concebe título e comemora 102 anos da UFRRJ



Por Kleber Costa

No último sábado (20), a UFRRJ completou 102 anos de educação: da ESAMV* à UFRRJ, a comemoração foi realizada no dia anterior (19), no auditório Gustavo Dutra, em Seropédica. A cerimônia outorgou também o título de Doutor Honoris Causa ao escritor e compositor Nei Lopes. Além disso, o evento concedeu medalhas comemorativas do centenário da Rural, cunhadas pela casa da moeda, a diversos homenageados.



A sessão solene começou com a formação da mesa. Nela, estava parte da administração superior da Federal Rural do RJ, (da direita para a esquerda) Luiz Massard, Pró-reitor de Assuntos Estudantis; Eduardo Mendes Callado, Pró-reitor de Assuntos Financeiros; Ricardo Motta Miranda, Reitor; Ana Maria Dantas Soares, Vice-reitora; Pedro Paulo de Oliveira Silva, Pró-reitor de Assuntos Administrativos; e, Nidia Majerowicz, Pró-reitora de Graduação. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. Outras pessoas, dentre elas, professores, engenheiro, servidores e o próprio Nei Lopes, se sentaram nas primeiras filas do auditório, formando assim, a extensão da mesa principal.




O título de Honoris Causa de Nei Lopes, foi concedido pelo Conselho Universitário por seu destacado trabalho intelectual e artístico em favor da valorização das culturas africanas e afro-brasileiras. Em entrevista ao Blog da Graduação, Nei Lopes disse que é uma satisfação receber o título Honoris Causa. “É uma honraria receber essa homenagem de uma Universidade tão importante. E é uma dupla satisfação por ela [UFRRJ] estar situada no município que escolhi para viver a quadra final da minha vida”, brinca Nei Lopes. “Além disso, é o reconhecimento do meu trabalho, e é muito importante se obter o reconhecimento dessa natureza ainda em vida.”

Após a homenagem a Nei Lopes, a UFRRJ homenageou 19 pessoas com a medalha comemorativa ao centenário de origem. Os homenageados foram dois ex-reitores: Malvina Tuttman e Miguel Badenes; dois professores que assumiram a presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur): Eduardo Lima e Laerte Grisi; além de cinco Pró-reitores, assessores e colaboradores da Rural. Para ver as imagens dos homenageados clique aqui.

(*)ESAMV – Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário