quinta-feira, 2 de maio de 2013

A mais nobre das infantarias



Por Phelype Gonçalves e Victor Sena
Fotos: Victor Sena

Uma meta: “seduzir a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para criarmos um Centro de Equoterapia e Equitação”. Essas foram as palavras do docente da Instituição, José Ricardo da Silva Ramos, professor da disciplina de Didática e Prática de Ensino em Educação Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade.Com o objetivo de integrar crianças com ou sem necessidades especiais à sociedade e trabalhar com educação, saúde e equitação, Ramos teve a ideia de promover um evento denominado “I Festival de Equoterapia”.

O local escolhido foi dentro do território da UFRRJ, no espaço do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho, no qual contou com o apoio fundamental da professora Flávia Almeida, do Departamento de Produção Animal (DPA) do Instituto de Zootecnia (IZ), que também é moradora do campus Seropédica e criadora de cavalos.

Dos cavalos da atividade, dois eram da professora Flávia Almeida (de boné).  
Bastou uma pesquisa rápida realizada pelo professor para ele e Flávia se conhecerem. A partir do primeiro contato, auxiliados pelas turmas do curso de Educação Física (EF) da Instituição, do sétimo ao décimo período, o projeto encontrou apoio do IE, do IZ, do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) e do CAIC, e foi possível o evento.

― Nossa intenção é promover essa prática duas vezes por semestre, pelo menos. Esse trabalho com os animais exercita todos os grupamentos musculares do corpo, as dimensões psicológicas e é de extrema importância no desenvolvimento da criança ― disse Ramos.
Nesse primeiro encontro, a turma escolhida para participar das atividades foi a do primeiro ano de educação infantil do CAIC, que tem a maioria das crianças com cinco anos de idade. 

De acordo com Amanda da Silva, aluna do 9º período de EF, que disse se identificar com a educação, gostar de crianças e do contato com elas, é muito importante a realização de atividades extraclasses.

― Esse contato com o animal dá uma descontração pra elas (as crianças). É importante tirá-las das salas de aula, também, e fazer elas se divertirem. É uma atividade externa que auxilia no aprendizado delas. É um lazer também ― contou.

Segundo o professor Ramos, além das crianças conhecerem  e terem uma experiência com o animal, elas têm a possibilidade de crescerem com saudade e educação quando praticam a equoterapia. 

― Temos a intenção de criar esse Centro voltado para as práticas educacionais, de reabilitação e medicinais. Queremos trabalhar com as crianças, auxiliar no crescimento e amadurecimentos delas, além de ser um suporte para crianças especiais que necessitam da inclusão social ― revelou.

Sorrisos vêm a galopes

Amante de equinos, a professora Flávia Almeida disponibilizou dois animais pessoais ― dos três que estiveram presentes no Festival ― para a prática da equoterapia no evento. Apache (macho) e Enjoada (fêmea) são dois cavalos da raça Mangalarga Marchador e conquistaram a turma de educação infantil. Segundo a docente, para as atividades com as crianças, é necessário que um responda aos estímulos do outro e que elas sejam dóceis. 

― É preciso respeitar o cavalo, como ele é, como ouve, como se locomove; aí você consegue tudo do animal. Cavalo adora rotina ― contou. 

Para Juan Pablo e Carlos Eduardo, ambos com 5 anos e estudantes do CAIC, cavalos não são novidades.

― Eu já andei outra vez. Mas eu gostei desse porque ele é bonito, branco e é fêmea ― comentou Pablo, sorridente. 

José Ricardo da Silva Ramos, professor da Educação Física, e uma das crinaças do Caic

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