Estudantes organizam I Feira de Administração e Marketing
Por Yuri Neri da Silva Mapa
O Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, por meio de um projeto desenvolvido pelos cursos de graduação em Administração e em Hotelaria, realiza a 1ª Feira de Administração e Marketing (FEMARK) da Universidade Rural.
A Feira contará com dois direcionamentos: acadêmico e extensionista, conforme explica o coordenador do evento, professor Breno Andrade Cruz. “No meio acadêmico, os interessados poderão participar de dois workshops que acontecerão nos dias 14 e 15 de junho com o objetivo de tratar tendências nas áreas de Administração e Marketing. Já o viés extensionista é a realização do Arraiá da Alegria, em que os alunos colocarão a "mão na massa" e vivenciarão seus conhecimentos teóricos na prática extensionista”, destaca Breno.
Arraiá da Alegria traz bandas de forró |
O Arraiá da Alegria, citado pelo professor, ocorrerá no dia 15 de junho, a partir das 17h30min, na Praça da Alegria da UFRRJ (em frente o Restaurante Universitário) e terá como mote as celebrações folclóricas próprias do mês de junho, que são as festas juninas. Para animar a festa, além do concurso de forró, sorteio de brindes, brincadeiras juninas e touro mecânico, durante o evento também serão realizadas apresentações musicais de três bandas: Banda Caramuela (tradicional banda de alunos da UFFRJ) e as bandas Balaio Encantado e Quartel Caxangá (componentes da famosa e tradicional banda carioca Céu na Terra).
A idealização do projeto
A ideia e realização da Feira que, como anuncia o convite, promete “esquentar o seu inverno”, surgiu dos alunos que encontraram o apoio dos professores Breno Andrade Cruz, coordenador da FEMARK e Biancca de Castro, vice-coordenadora do evento.
De acordo com o coordenador do evento, Breno Andrade, esta é uma oportunidade para os alunos das disciplinas de Gestão Mercadológica e Introdução à Administração de aplicarem, no cotidiano, conceitos aprendidos em sala de aula.“A idéia central da FEMARK é aproximar os alunos da realidade empresarial vivida pelos empreendedores e micro-empresários brasileiros, uma vez que, no ensino em Administração, os alunos vivem, na maioria das vezes, um ensino bem mais teórico e menos aplicado”, ressalta.
O estudante, Alexandre de Abreu Escobar, aluno do 4º período do curso de Administração e presidente do Diretório Acadêmico deste curso, integra a organização do evento e afirma que participar da Femark está sendo uma grande oportunidade de conciliar a prática com a teoria. “Para organizar o evento estamos colocando em prática o contato com empresas, sendo que levantamos orçamentos, analisamos a disponibilidade do dinheiro, os custos, a logística, é muito bom para nossa formação”, afirma Alexandre.
Marketing Aplicado
Antes mesmo de ser realizada a Feira já foi motivo de muita conversa nos corredores da Universidade. O motivo? O lançamento do primeiro cartaz, no qual não identificava exatamente o que seria o evento, e apresentava apenas os dizeres: Vem aí a I Femark, nós vamos esquentar a sua noite de inverno", o que causou curiosidade nos demais alunos. Com relação a esta técnica aplicada para divulgação do evento, o professor Breno explica. “Trabalhamos com a questão de gerar expectativa e curiosidade. Como é a primeira vez que fazemos a FEMARK, a ideia era justamente deixar o público da Rural curioso sobre o evento, questionando-se: O que é isso? Quando vai acontecer? Por que eles vão esquentar nossa noite de inverno? É uma festa? Onde será?”, explica.
Atuação Social
A Feira não consiste somente em festa e eventos acadêmicos, também está sendo realizada uma Campanha do Agasalho, em parceria com a Multiconsultoria da Rural, que corrobora a frase “Vamos esquentar sua noite de inverno!”. Os participantes deverão entregar as doações no DAAD (Diretório Acadêmico de Administração), que se encontra no ICHS/UFRRJ, e fazer suas inscrições gratuitas para concorrer a brindes no dia do evento.
Até mesmo a organização do evento conta com uma participação especial dos alunos da Apae, que estão responsáveis pela confecções das bandeirinhas típicas de festas juninas e conforme explica a professora Bianca, esta atuação social também é uma das prioridades do evento. "Desde o inicio da idealização, a FEMARK esteve presente se preocupando com a responsabilidade social do evento. Assim, consideramos que poderíamos desenvolver ações que promovessem a integração social entre universidade e comunidade, que ajudassem os mais necessitados", enfatiza Bianca e lembra que todo o lucro obtido com a Feira irá para um fundo e será utilizado para realizar outras edições da FEMARK.
Outras informações sobre a feira e a programação completa podem ser obtidas no endereço eletrônico da FEMARK: www.femark-rjblogspot.com
Finalmente matei minha curiosidade sobre a FEMARK!Com certeza será um grande evento. Sucesso!
ResponderExcluir