quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nova Iguaçu
Professores da UFRRJ participam de projeto afrobrasileiro
Por Ramon Cesar
Há três anos nascia em Nova Iguaçu (RJ) o “Instituto de Pesquisas Afro Cultural Odé Gbomi”, museu criado com o objetivo de divulgar histórias que vão desde a escravatura até a contribuição deixada pelo africano no Brasil não registrada anteriormente.
Exposição conta com peças típicas da cultura afrobrasileira
A equipe do Museu conta com a participação de dois professores do Instituto Multidisciplinar (IM/Nova Iguaçu) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre eles o professor Otair Fernandes, que vê o museu como um centro de irradiação da cultura afro-brasileira, ressaltando o fato de que a legislação brasileira responsável pela Educação, já impõe o ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

A equipe também conta com o professor Renato Nogueira, que explana o trabalho do museu no sentido de incentivar a pesquisa nessa área, tanto os trabalhos já existentes quanto os que surgem a partir do conhecimento do museu.

O projeto hoje é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus e recentemente ganhou espaço no noticiário global “RJTV”. Confira a matéria no link http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/parceiro-rj/noticia/2011/06/parceiro-do-rj-visita-museu-de-cultura-afrobrasileira-em-nova-iguacu.html

O Instituto de Pesquisas Afro Cultural Odé Gbomi se situa na Rua Carlos Acioli 288, no bairro Valverde. A entrada é franca e, além das peças em exposição, o museu também conta com livros para consulta sobre a história e a cultura afro-brasileira.

O museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, sendo que às segundas às 19h, o projeto realiza exibições voltadas ao público infantil. Acesse http://institutoafroodegbomi.com.br/ e se intere mais sobre as atividades e o funcionamento do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário