segunda-feira, 20 de junho de 2011

PET Floresta
Workshop sobre candeia expõe novas perspectivas de trabalho

O “I Workshop PET Floresta - Candeia: Uso múltiplo e sustentável em ambientes montanhosos" aconteceu na última quarta-feira (15) no Salão Azul, no prédio principal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e debateu a produção e o uso das plantas fornecedoras de óleo de candeia, utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos.

Árvore adulta de Candeia em meio sustentável
O Workshop contou com palestras de diversos professores e estudiosos da Universidade Federal de Lavras e da Rural, e também de representantes da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amanhágua e da Atina Indústria e Comércio de Ativos Naturais Ltda.

Durante as palestras foi possível aprender mais sobre as plantas de candeia com a exposição de formas de cultivo ideal e a demonstração de planos de manejo que possibilitam o cultivo sustentado das espécies nas florestas. Um dos exemplos foi apresentado por Mônica Lopes Buono, da OSCIP Amanhágua, com o projeto Viveiros Familiares, no qual produtores rurais são instruídos a produzir e vender candeia para ajudar na renda familiar e também são incentivados a cultivar os Bosques de Produção Sustentável, voltado para o corte da madeira. Os projetos foram implementados no sul, sudeste e sudoeste de Minas e são defendidos por Mônica como ações que fazem boa aliança entre educação, produção e preservação.

O Workshop teve iniciativa do aluno de Engenharia Florestal Rodrigo Condé, que conhecia o Projeto Candeia da UFLA e apresentou a ideia ao grupo PET Floresta, o qual tornou possível realizar o evento. Foi uma das primeiras ações desse grupo PET, criado em dezembro do ano passado, que segundo Alexandre Monteiro, professor tutor do programa, pretende trabalhar as práticas e vivências do desenvolvimento sustentável. O professor Heber Abreu, diretor do Instituto de Florestas, elogiou o evento por tratar de um assunto pouco falado na universidade e capaz de expor novas perspectivas de trabalho no instituto.

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