I SMOA
Primeiro dia de Evento é marcado pela exposição da trajetória familiar de Miguel Ozório de Almeida
Por Ramon Cesar
Começou ontem (9) o I Simpósio Miguel Ozório de Almeida, organizado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com o intuito de homenagear o cientista fundador da pesquisa e do ensino de Fisiologia na Rural que dá nome ao evento. O início das atividades se deu com a exposição da trajetória familiar do professor Miguel Ozório, com a participação do Dr. Alfredo Miguel Ozório, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas em Física e sobrinho-neto de Miguel.
Histórico familiar
Sobrinho-neto,Dr. Alfredo, expõe trajetória de Miguel |
A trajetória científica da família tem início com os bisavós de Miguel, que eram de grande destaque cultural e científico da época. Alfredo relata que eles criaram um ambiente sofisticado na família, o que proporcionou esse legado. O sobrinho-neto relata ainda que o interesse em pesquisas na área da Fisiologia surgiu a partir do irmão de Miguel, Álvaro Ozório de Almeida, também pesquisador que, notando a inexistência de pesquisas nas Universidades brasileiras, criou no porão de sua casa um laboratório de fisiologia. O “colega”, como Miguel carinhosamente era chamado, acabou atraído pela pesquisa por influência do irmão, vindo a se tornar um dos principais pesquisadores do Brasil atuando como médico fisiologista, cientista e professor, lecionando inclusive por 17 anos na Rural, que na época ainda era Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária (ESAMV).
O evento
Nesta quinta (09) o evento contou com a presença de diversos palestrantes, dentre os quais, a pesquisadora Dra. Laura Vivas, do Instituto Ferreyra (INIMEC-CONICET) de Córdoba na Argentina, que lecionou sobre Circuitos Neuroquímicos Envolvidos na regulação de fluidos corporais.
Conferencistas lotam o Salão Azul no primeiro dia do evento |
O professor de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFRRJ e integrante da comissão organizadora do evento Emerson Lopes Olivares, ressalta a importância de um evento desta natureza para a Universidade. “é a primeira vez em 100 anos que temos um evento desse nível na área das Ciências Fisiológicas. O Simpósio traz da Espanha, Argentina e Estado Unidos, conferencistas de grande renome, além de alguns dos melhores pesquisadores da área no Brasil, muitos deles graduados na Rural. é a realização de um sonho”, relata Emerson.
O evento continua hoje (10) com palestras nas áreas de Eletrofisiologia, Fisiologia Cardiovascular e Respiratória, entre outras. Confira a programação completa no link. http://www.ufrrj.br/eventos2/pdf/2011/simposio_miguel.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário