Empresa júnior ganha espaço na UFRRJ e fomenta parcerias positivas pra dentro e fora da Instituição.
Por Phelype Gonçalves
Jovens, empreendedores, estudantes e cheios de vontade de não ficarem parados são alguns sinônimos dos universitários que integram a Xport Jr. — Consultoria e Suporte Internacional —, empresa júnior do curso de Relações Internacionais da UFRRJ.
Com um ano de fundação, o empreendimento já realizou projetos internos na Rural — como palestras e semana acadêmica — e deu início aos externos desde uma participação, com mais quatro empresas juniores em conjunto, em uma feira de exposições de trabalhos na Expo Itaguaí — evento anual sobre agropecuária, indústria e comércio da região, que oferece cursos, workshops de negócios sustentáveis, artesanatos e diversas outras atividades.
De lá pra cá, a Xport aumentou sua rede de contatos e de atividades, conquistou parceiros e difundiu ideias, empreendedorismo e divulgou o nome da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Á maiúsculo
Um dos projetos desses universitários é a parceria entre a Xport e a ONG Amigos na Cultura (AAA). A organização não governamental, presidida por Marco Aurélio Alves — especialista em História da América pela Universidade Northwestern, localizada em Illinois, nos Estados Unidos — tem nove anos de formação e começou com um grupo de professores que dava aula e realizava atividades culturais com jovens de Volta Redonda, onde se localiza a ONG.
Hoje, as ações da Amigos na Cultura estão fundamentadas sobre quatro pilares estruturais:
· Inclusão social;
· Arte e educação;
· Reconhecimento dos sujeitos: valorização e aprimoramento de habilidades;
· Cidadania.
A Amigos na Cultura oferece diversas oficinas, como a de fotografia, de teatro, audiovisual, som, iluminação, editoração eletrônica, as quais duram 10 meses e podem inserir os alunos que mais se destacarem nelas em estágios externos ou em monitorias dentro dos próprios cursos. Nesses projetos, jovens de até 29 anos são contemplados, porém, a partir dos 18 anos, a forma de educar dentro da organização se direciona ao mercado de trabalho.
Presidentes e Parcerias
O primeiro contato entre a empresa júnior e a ONG foi na Segunda Semana Acadêmica de Relações Internacionais (II Sari) da UFRRJ, na qual a Xport convidou a Amigos na Cultura para uma palestra sobre a Internacionalização de ONGs.
A partir dessa experiência inicial, os laços só aumentaram, de forma que, de acordo com o presidente da AAA — Marco Aurélio Alves —, a Xport é a parceira ideal para expandir o nome da organização, pois são jovens com vontade de mudança e que têm brilho nos olhos nos trabalhos realizados.
Hoje, a Xport faz a tradução do site da Amigos na Cultura para três idiomas diferentes: inglês, espanhol e francês e, além disso, é uma estratégia quanto à popularização e amplificação do nome da ONG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário