terça-feira, 1 de outubro de 2013

Avaliação do MEC, entenda!

Para analisar a qualidade dos cursos de graduação foi fundado no dia 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que se caracteriza por avaliar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Dentro desse sistema existem elementos complementares como a auto-avaliação, avaliação externa, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).  Através desses instrumentos é possível traçar os graus do desempenho dos cursos e instituições de educação superior no país.

Além dos dados servirem como orientação institucional eles também servem para deixar a sociedade ciente quanto às condições atuais de cursos e instituições. Para supervisionar e coordenar os processos avaliativos existe a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), que é operacionalizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Os Indicadores das instituições e cursos são divulgados através do Inep. A base de toda a análise são as condições de ensino, principalmente em relação ao corpo docente, às instalações físicas, aos projetos pedagógicos e aos resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Índice Geral de Cursos (IGC)

Essa medida é utilizada pelo INEP com o objetivo de avaliar isoladamente as instituições de educação superior, publicas e privadas. O IGC possui uma pontuação variável de um a cinco pontos. Uma universidade para ter sua atuação satisfatória é preciso que sua pontuação esteja entre três a cinco pontos, abaixo disso ela está com sua atuação insatisfatória. Esse índice é resultante da média ponderada do Conceito preliminar de curso (CPC), obedecendo um período de três anos, combinado com o resultado do Enade.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Esse conceito avalia os cursos de graduação. O instrumento utilizado para resultar indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, uma prova que é aplicada todo ano dividida por grupos de áreas do conhecimento, além de possuir uma avaliação feita por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. São verificados três pontos: as condições de ensino, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Regulamentação

Para a regulamentação de um curso de graduação é preciso que os mesmos passem por três avaliações, uma para autorização, uma para reconhecimento e uma para renovação do reconhecimento. Para que essas avaliações sejam feitas é preciso que a instituição peça autorização ao MEC para abrir um curso. Essas ponderações são feitas por dois avaliadores dentro da própria instituição que devem seguir um protocolo com uma relação de itens e pesos de cada item. Nesse processo são três dimensões avaliadas que são a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico administrativo e as instalações físicas.

O reconhecimento passa a existir quando a primeira turma entra na segunda metade do curso, nessa fase a instituição deve pedir ao MEC o reconhecimento, para isso o MEC designa dois avaliadores que fazem visitas in loco para verificar se todos os pontos do projeto inicial foram cumpridos.


De acordo com o ciclo do Sinaes, a cada três anos, é feita uma avaliação para a renovação do reconhecimento. De acordo com os cálculos do CPC, os cursos que tiverem conceito de um ou dois serão analisados por dois especialistas que irão até a instituição, já se o conceito for três ou quatro pontos só receberão visitas caso solicitem.

Ciclo Sinaes


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