quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Uma Universidade feita de pessoas para pessoas

Por Lucas Lacerda, Phelype Gonçalves e Mariana Ribeiro

Ontem o dia amanheceu quente. As palavras de abertura da reitora Ana Maria Dantas juntaram-se às vozes de centenas de presentes no auditório Gustavo Dutra, para a primeira aula do segundo semestre letivo de 2013.

Acompanhada da mesa, a reitora Ana Dantas deu início ao período letivo
A professora, primeira mulher no comando da Universidade, é declaradamente apaixonada pela Rural. Após saudar os ingressantes da “Universidade mais bonita do Brasil”, Ana Dantas apresentou ao público os membros da mesa: a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda; o vice-reitor, Eduardo Callado; a Pró-Reitora de Assuntos Financeiros, Nídia Majerowicz; a Pró-Reitora de Graduação, Ligia Machado e a Pró-Reitora de Extensão, Katherine Comendouros. Também estavam à mesa a professora Miliane Souza e a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na ocasião, Andreia Duavy.

Os pró-reitores fizeram breves apresentações da natureza de cada setor, suas funções e compromissos com os alunos, valorizaram as experiências humanas que a Universidade oferece, além das atividades referentes aos três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

A professora Lígia Machado, responsável pelo Pró-Reitora de Graduação, destacou o importante papel da divisão, que diz respeito à maior parte da vida acadêmica do aluno, desde sua chegada para a matrícula até a emissão de seu diploma, além dos diversos programas que contemplam os estudantes e contribuem para sua formação acadêmica, como PIBID e PET.

Em seguida, Ligia convidou os coordenadores dos cursos integrais, como Marco Antonio, de Agronomia, e Edson de Souza, de Medicina Veterinária, para saudar os calouros e convidá-los para as atividades de integração. A professora Katherine, Pró-Reitora de Extensão, fez questão de ilustrar a Rural, ambiente e pessoas, como uma família. Juliana Arruda, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, recebeu os alunos e endossou a ideia de família:

 - Hoje vocês começam uma nova trilha, e podem ser quem quiserem. E nós estamos aqui para acolhê-los. – disse a professora, que administra junto ao professor Cesar Da Rós, fatores de moradia, alimentação e assistência em geral ao aluno.

A formação de pessoas é uma ideia presente nas falas dos professores, que entendem o espaço acadêmico como parte importante na construção do caráter cidadão. Andreia, representando o DCE, reforçou o papel do movimento estudantil nas mobilizações e conquistas sociais. Fala em harmonia com a da professora Nidia Majerowicz, hoje na Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros, centrada na universidade como “um lugar de oportunidades para quem sabe buscá-las”, e “ambiente formador de cidadãos e profissionais solidários”.

"Agosto 1986: amor à primeira vista"
A última fala da mesa foi uma breve palestra da professora Miliane Souza, ex-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, e atual diretora do Instituto de Veterinária. Sua trajetória não se restringe à docência e à chefia, e começou em meados da década de 80 quando, ainda aluna, conheceu o campus Seropédica através de uma amiga:

 - Quando entrei no campus, me choquei. E na volta pra casa, só pensava em como ia dizer à minha mãe que ia prestar vestibular pra Veterinária na Rural – contou a professora, que fez sua vida acadêmica na UFRRJ.

Assim como tantos professores e pró-reitores que iniciaram sua vida universitária na rural e hoje permanecem contribuindo para seu crescimento, é possível que muitos dos novos alunos sigam esse caminho, que começa neste semestre, e oferece inúmeras possibilidades. A aula foi encerrada com a apresentação do Freedom Group Dance.


Segundo Tempo

Como todo início de período, a semana de integração começou animada. A parte da tarde do dia 21 de outubro — data da recepção aos calouros na UFRRJ — foi tomada por falas da Administração Superior da instituição e pelas apresentações do violonista Frank Wends e novamente do Freedom Group Dance.

O aluno e violonista Frank Wends, em apresentação na tarde do dia 21
Para quem não conhecia a Universidade Rural, os discursos ajudaram a esclarecer pontos importantes do funcionamento dos campi e do cotidiano ruralino. E, compondo a mesa para os esclarecimentos, estavam presentes Ana Dantas Soares, Reitora da UFRRJ; Eduardo Callado, Vice-Reitor; Lígia Machado, Pró-Reitora de Graduação; Lana Fonseca, Pró-Reitora Adjunta de Extensão; César Augusto Da Rós, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; Roberto Lélis, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação; e NídiaMajerowicz, Pró-Reitora de Assuntos Financeiros.

Lígia Machado, responsável pela maioria das questões que envolvem os discentes diretamente, falou da importância dos três pilares da UFRRJ e dos programas internos e externos.

— Nossa universidade é embasada em três pontos: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo maior é aprofundar o aprendizado de vocês. Quando vocês chegam, encontram várias oportunidades e diversos programas que contribuem na formação de vocês, como o Programa de Educação Tutorial (PET), as monitorias, as mobilidades etc. Todos complementam a graduação — explicou.

Lígia chamou coordenador por coordenador dos cursos presentes no Auditório Gustavo Dutra (Gustavão) para que cada um desse as boas vindas aos seus alunos e explicasse as atividades específicas das graduações durante a semana.

Sebastião Moraes, aluno do 4º período de Física — e veterano neste período —, salientou a importância de se dedicar às aulas e de os estudantes terem objetivos.

— Se a pessoa quer fazer uma graduação, qualquer uma, mas principalmente em Física, ela precisa ter foco. É bom que participe do dia a dia da instituição e das atividades internas do curso — ressaltou.

Para a caloura de Matemática Grazielly Ferreira, moradora de Caxias, a Rural tem um clima muito bom e isso contribuiu para a escolha da Universidade.

— Sempre gostei da Rural e, pra falar a verdade, eu nunca soube o que queria fazer. Sempre fui bem em matemática e decidi escolher isso. Pretendo ser pesquisadora, mas, se for pra dar aula, quero ser professora em faculdade — disse.

Além das novas amizades e de formar pessoas, a UFRRJ também permite reencontros, casos, histórias, momentos únicos e, principalmente, muita alegria. Um desses exemplos é a história de Jean Soares. Calouro de Física, o discente é morador de Seropédica, gosta de cálculo e pretende fazer pós-graduação em Física Nuclear e ser pesquisador para contribuir nas pesquisas do Brasil. Determinado, Jean fazia faculdade no Paraná e, após ser aprovado na Rural, voltou pra sua terra natal e a morar com sua família.

— Estou feliz pra caramba e minha família também. Espero que tudo seja fantástico aqui — falou, contente, o discente.

Novos ares: mais de mil calouros para o semestre


Música e histórias

À noite, a solenidade também foi realizada no Auditório Gustavo Dutra e contou com a presença do Vice-reitor Eduardo Callado; da Pró-reitora Adjunta de Extensão, Lana Claudia; da Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda; da representante do Diretório Acadêmico dos Estudantes, Pâmela Moraes; além da Diretora do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registros Gerais, Marta Figueiredo, representando a Pró-Reitoria de Graduação.

A aula iniciou-se com a belíssima apresentação do aluno de engenharia de materiais, Lucas Felix, que tocou violão clássico e encantou os presentes com as peças de compositores como Villa Lobos, João Pernambuco e Celso Machado.

Depois de cantado o Hino Nacional Brasileiro, a Diretora do DAARG, Marta Figueiredo, apresentou os coordenadores dos cursos noturnos presentes para uma breve palavra de boas vindas aos novos alunos.

Foram apresentados aos calouros os grupos existentes na Universidade, os setores e programas de ajuda na permanência na Instituição. O DCE convidou os alunos para participarem do crescimento da Rural e ressaltou a importância que tem a voz dos estudantes.
O professor de Marketing e Estratégia da UFRRJ, Marco Souza, teve a oportunidade de contar sua história de vida dentro da Universidade que começou aos 3 anos de idade. Atualmente ele é o Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas.


O encerramento deu-se com a apresentação de um grupo musical formado por alunos da Rural, a banda “Os Extremistas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário