Estatísticas
O número de mulheres na Rural é 8% superior ao de homens
Diferentemente do período em que teve início, há cem anos, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), assim como toda a sociedade, teve grandes modificações nas características relacionadas ao gênero das pessoas presentes na Instituição. Em recente levantamento feito pela Pró-reitoria de Graduação foi constatado que, entre os 11.721 alunos presentes nos 55 cursos de graduação da Universidade, 56% destes são do sexo feminino, o correspondente a 6.554 alunas contra 44% (5.167) homens.
Os dados demonstraram a mesma característica nos três campi, sendo que em Nova Iguaçu a diferença foi maior, correspondendo a 60% de mulheres (1.581) e 40% de homens (1.070). Em Seropédica 55% (4.695) dos alunos de graduação são mulheres e 45% (3.825) são homens. Já o campus de Três Rios é o local em que as diferenças relativas ao gênero são menores, com 51% (278) de alunos do sexo feminino e 49% (272) do sexo masculino.
Mulheres na Rural
Em novembro de 2010, o Boletim Informativo do Decanato de Graduação recebeu o depoimento da aluna Norma Moraes da Silva, formada em Medicina Veterinária pela então Escola Superior de Agriultura e Medicina Veterinária (Esamv) que posteirormente se transformou na UFRRJ. Em seu depoimento Norma relembra como era reduzido o número de mulheres na Rural nesta época, em 1953, quando se graduou, por exemplo, eram 12 mulheres em toda Universidade, sendo que quando ingressou Norma afirma que o número era ainda menor, apenas alunas em toda a Universidade, duas graduandas de agronomia, três de Medicina Veterinária e duas equatorianas já graduadas que faziam um curso de especialização.
Confira o depoimento completo na página 02 do Boletim informativo disponível no endereço eletrônico: http://issuu.com/comunicacao.deg/docs/deg_ufrrj_07
Nenhum comentário:
Postar um comentário