Por Ramon Cesar
Grupos se apresentam para calouros no Gustavão |
Alunos e tutores dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) de diversos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram reunidos nesta terça (09), no anfiteatro Gustavo Dutra, para apresentar aos ingressantes do segundo semestre de 2011 as atividades do Programa e os benefícios das atividades para a Universidade e para a formação do aluno participante.
O evento, intitulado “Dialogando sobre o PET Rural”, foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e integrou o cronograma de atividades da Semana de Integração dos calouros.
Os grupos PET
Concebido em 1979, como Programa Especial de Treinamento, os grupos PET surgiram com o objetivo de fortalecer o ensino de universitários que poderiam atuar na docência. Ao longo dos anos, unindo-se ao projeto “Conexões de Saberes”, o PET passou a ser denominado “Programa de Educação Tutorial” e uma série de fatores fez do programa, anteriormente elitista, uma oportunidade para alunos desenvolverem atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, independente da classe social.
Atualmente a Rural conta com 11 grupos PET, presentes nos três Campi da Universidade, são eles: PET Física: Experimentação e Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem da Física” (2006), PET Medicina Veterinária (2009); PET História: Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula (2007); PET-Floresta: Formação Através de Vivências em Atividades Florestais Sustentáveis (2010); PET Conexões de saberes: Por uma formação integradora e cidadã (Três Rios/ 2010); PET Conexões de Saberes: Dialogando e Interagindo com múltiplas realidades e saberes da baixada Fluminense (Instituto Multidisciplinar/ 2010); Grupo PET Ciências Sociais e Educação do Campo: Etno desenvolvimento e Educação Diferenciada (2011); PET Conexões de Saberes: Inclusão e oportunidades na vida acadêmica de alunos de origem popular (2010); PET Matemática e Meio Ambiente (2010); PET Geografia (2010); e o PET Dimensões da Linguagem (2010).
Apresentação dos grupos
Os grupos possuem características próprias de ação, porém, compartilham de um mesmo objetivo, o de complementar a formação acadêmica e cidadã do discente. “As atividades dos grupos PET refletem na vida profissional do aluno porque são diferenciadas. Temos problemas, mas temos muitas soluções também. Somos uma família”, destacou a professora Katherina Coumendouros, tutora do grupo PET "Conexões de Saberes: Inclusão e oportunidades na vida acadêmica de alunos de origem popular".
Alunas do PET baixada apresentam ações do programa |
A aluna, Valéria Lourenço, integrante do grupo PET Conexões de Saberes: Interagindo e conectando Múltiplos Saberes na Baixada Fluminense, desenvolvido por alunos do Instituto Multidisciplinar (IM) destaca as ações do grupo. “A importância do grupo para a Baixada é enorme. Procuramos valorizar e quebrar o preconceito que os próprios moradores e outros têm sobre a região como um local de esquecimento e pobreza”, afirma a estudante de Letras no IM. Este grupo atua na contribuição para uma formação acadêmica e cidadã do estudante de classe popular em Nova Iguaçu. Atualmente o grupo conta com 12 bolsistas e cinco colaboradores de diversos cursos do IM e a intenção da equipe é unir o saber popular ao acadêmico e incentivar o estudante a voltar à sua comunidade de origem como um agente de transformação. Dentre as atividades destacadas pelo grupo está a organização da I Semana da Baixada Fluminense, evento que contou com atividades artísticas, apresentações acadêmicas, cine-debates, passeios, entre outras. Os interessados podem conhecer a fundo o PET Baixada no endereço eletrônico: petconexoesbaixada.blogspot.com
O Jornal da Graduação publicou recentemente uma matéria especial sobre os 11 grupos PET da Rural. Confira em plataforma FLIPSHOW no link http://issuu.com/comunicacao.deg/docs/jornaldagraduacaojunho
Nenhum comentário:
Postar um comentário