quinta-feira, 28 de março de 2013

Conhecimento sem limite de fronteira


Quatro dias. Quatro temas. Múltiplos discursos. Auditório cheio e atenção a mil

Por Phelype Gonçalves

Entre os dias 19 e 21 de março, no Salão Azul – terceiro andar do Pavilhão Central (P1) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) —, aconteceu a segunda edição da Semana Acadêmica de Relações Internacionais (II Sari), sob o tema principal “Perspectivas e Diálogos Multidimensionais”.
A II Sari teve cerca de 130 alunos e mais de 10 palestrantes presentes

Totalmente organizada pelos estudantes do curso de graduação que leva o nome do evento, as discussões abordaram questões essenciais para os futuros profissionais da área e debateram assuntos contemporâneos, contribuindo para a especialização do conteúdo visto nas salas da graduação de Relações Internacionais (RI).

A II Sari recebeu diversos palestrantes e, a partir desta edição, abriu espaço para trabalhos acadêmicos desenvolvidos por universitários, para que pudessem apresentar à plateia suas ideias e pesquisas. Os temas foram divididos pelos quatro dias de palestras. Na terça-feira (19), o eixo principal foi “Política Externa Brasileira”. Já na quarta-feira, a conversação abordou o “Comércio Exterior”. No dia 21, falou-se sobre “Direitos Humanos” e, para finalizar, no dia 22 o tema do evento foi “Crise Mundial”.

Pelo menos, dez palestrantes estiveram presentes para as discussões, e cerca de 130 alunos puderam assistir e se informar dos principais acontecimentos que giram em torno de política, economia e direitos humanos no mundo. No corpo de apresentações marcaram presença Maurício Santoro, graduado em jornalismo e ativista da Anistia Internacional; Socorro Gomes, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz); Frédéric Monié, coordenador do Grupo de Estudos em Geografia Portuária (Geoportos); Carlos Milani, atual secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e sócio-pleno da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Abri); e Virginia Fontes, historiadora, doutora em Filosofia pela Université de Paris X (Nanterre) e integrante do grupo “Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo” (Niep – Marx).

Cada um dos convidados discursou sobre algum assunto específico dentro do foco principal do dia. Socorro Gomes, por exemplo, falou de “Paz e obstáculos na sua conquista nas relações internacionais”, no dia de “Direitos Humanos”. Já Milani tratou de “Cooperação Sul-Sul em políticas externas em perspectiva comparada”, no dia de “Crise Mundial”.
À esquerda, Maurício Santoro, ativista da Anistia Internacional, fala sobre direitos humanos
Virginia, por sua vez, foi responsável pela cerimônia de abertura da II Sari e desenvolveu um panorama geral sobre relações sociais, os movimentos de minorias, política, direitos humanos, comércio exterior, crise mundial, economia e meios de comunicação, aliando todos esses pontos ao capitalismo. Salientou também que é necessário entender o próprio território antes de expandir estudos e trabalhos para outros territórios.

— Se a gente não conseguir esmiuçar as relações internas e governamentais do Brasil, provavelmente não entenderemos as forças internas e como o agir delas tem resultados fora do país — explicou a pesquisadora. — Vivemos numa democracia, que é o sistema mais feroz de lutas sociais. O princípio da desigualdade social está ancorado no nosso dia a dia, e isso é considerado normal. Não pode.

A ótica discente

Alexandre Oliveira, terceiro período do curso de RI da UFRRJ, participou da segunda edição da Semana e diz ter gostado muito da organização do evento.

— Não teve muitos atrasos nos horários, foi tudo muito pontual. A organização foi muito boa — afirmou.

Em relação às palestras, o aluno disse ter gostado de muitas, pois houve muitas opções de temas e pessoas falando na II Sari. Porém, a que mais lhe chamou atenção foi a da historiadora Virginia Fontes.

— O modo como ela abordou o assunto, mais voltado para o lado socialista a respeito do panorama geral que traçou me atraiu. Temos ideias em comum — concluiu.

Para Camila Santos, aluna do sexto período de RI e integrante da organização da Semana, o evento foi bem produtivo e excedeu expectativas.

— Estou bem orgulhosa. Acho que cumprimos nosso papel. É tudo muito trabalhoso, mas foi muito gratificante — admitiu.

Acompanhe a cobertura fotográfica da II Sari na página da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) no Facebook. Acesse aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário