segunda-feira, 18 de março de 2013

Um dia de comemorações

Por Mariana Ribeiro

Em seu penúltimo dia como Reitor, Ricardo Motta se despediu com a inauguração do PAT, a aprovação do livro Mérito e homenagens a personalidades que fazem parte da história da UFRRJ.

Na ultima sexta-feira (15), às 13h, houve a inauguração do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), que está em funcionamento desde 2012. Estiveram presentes no ato o Magnífico Reitor Ricardo Motta Miranda juntamente com o administrador do PAT Celso Carlos da Silva Junior, o reitor e vice-reitor da CEFET Rio, Carlos Henrique e Mauricio Motta, além de Lucilia Augusta Lino de Paula, Assessora Especial da Reitoria.

Logo após, às 14h, no Anfiteatro Gustavo Dutra, localizado no pavilhão Central, ocorreu a cerimônia de homenagem a personalidades políticas e acadêmicas. A Solenidade teve início com apresentações do Centro de Arte e Cultura da Universidade, que também agradeceu ao Reitor por sempre ter olhado para o CAC, espaço que hoje proporciona oportunidades para toda a comunidade acadêmica e a população de Seropédica. 

A comemoração do centenário da criação da ESAMV, que deu origem a UFRRJ, teve seu desfecho com o evento, onde foi aprovado o livro Mérito contendo 102 nomes de personalidades que fizeram parte da história da Rural.

Foram chamados para compor a mesa o Magnífico Reitor e Presidente do Conselho Universitário Ricardo Motta, a Vice-reitora Professora Ana Maria Dantas, o Pró-reitor de Assuntos Financeiros Eduardo Mendes Callado, o Pró-reitor de Assuntos Administrativos Pedro Paulo, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis Carlos Luis Massard e a Pró-reitora de Graduação Professora Nidia Majerowicz.


Após o Hino Nacional Brasileiro, a primeira personalidade a receber a medalha do centenário, cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, foi o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que em breves palavras destacou a importância que a UFRRJ representa para o Brasil e parabenizou a instituição por seus muitos alunos que possuem bolsas de pró-atividade e pesquisa.

O ex-prefeito de Três Rios, Celso Jacob, pelo apoio a UFRRJ no desenvolvimento do campus de Três Rios, recebeu também a medalha, e logo em seguida o Senador Lindberg Farias, que quando prefeito de Nova Iguaçu deu apoio para as instalações do Instituto Multidisciplinar - IM.

Outras personalidades homenageadas por contribuir com o desenvolvimento da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foram Luiz Caldas Pereira, Reitor do IFF; Carlos Antonio Levi da Conceição, Reitor da UFRJ; Roberto Salles, Reitor da UFF; Luis San Gil Jutuca, Reitor da UNIRIO; Silvio Galvão, Presidente da PESAGRO-Rio; Edna Raquel que representou o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Aguiar Cardoso; Professora Masako Masuda, vice-presidente do CEDERJ; Carlos Eduardo Bielschowsky, Presidente da CECIERJ; Luis Edmundo Vargas de Aguiar, Reitor do IFRJ; Ana Maria Dalcero, Dr. UNCR;  Alcir Martinazzo, Prefeito de Seropédica; Além de uma homenagem póstuma, ao pintor Chlau Deveza que foi representado pelo seu filho, que doou as pinturas do artista, para a UFRRJ. As obras ficam em exposição permanente no CAC.

A futura reitora também agradeceu ao reitor pelo trabalho feito ao longo da caminhada, onde ela pode acompanhá-lo e ver seu esforço em fazer com que a Universidade conseguisse ser conhecida nacionalmente. Em uma frase Ana Dantas resumiu a importância que ele teve no desenvolvimento da UFRRJ.

- Houve momentos bem difíceis, o que fez a reitoria do Professor Ricardo Motta marcar a historia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

No momento em que as homenagens eram feitas, Ricardo Motta assinou o contrato de compra dos três andares do prédio localizado na Avenida Presidente Vargas, no centro, onde funciona a CPDA –UFRRJ.

A CPDA é um programa de pós graduação de ciências sociais em desenvolvimento, agricultura e sociedade, um local que oferece cursos de mestrado e doutorado, e também atividades de pesquisa, extensão e intercambio.

Depois de uma longa caminha de oito anos, o Reitor Ricardo Motta se despede de seu cargo na Universidade nesta segunda-feira, e assume a Reitoria a professora Ana Dantas, primeira mulher a exercer este cargo na instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário