Por Mariana Ribeiro
Nos dias 24 a 28 de junho, o curso de Geografia realizará sua segunda Semana Acadêmica, desta vez o tema será “Brasil: Questões e contradições”. Segundo a comissão organizadora do evento, será abordado desde a formação do território brasileiro até a organização atual do espaço geográfico nacional, buscando colocar o nosso país no centro da discussão que engloba aspectos físicos, econômicos, sociais, populacionais e políticos que compõem as diversas relações de produção do cenário geográfico.
O palco da Semana Acadêmica será o Auditório Prof. Gusmão (“Salão Azul”), que está localizado no 3º andar do Pavilhão Central da UFRRJ.
A programação está recheada com palestras, mesa redonda, cine debate e mini cursos com temas que acrescentarão para a carreira profissional de cada aluno.
O palco da Semana Acadêmica será o Auditório Prof. Gusmão (“Salão Azul”), que está localizado no 3º andar do Pavilhão Central da UFRRJ.
A programação está recheada com palestras, mesa redonda, cine debate e mini cursos com temas que acrescentarão para a carreira profissional de cada aluno.
Mini-cursos
O mini-curso 1,
ministrado por Gustavo Mota de Sousa, professor da UFRRJ, será uma introdução
ao InterIMAGE que traçará três pontos principais que são eles:
- Classificação baseada em conhecimento – GEOBIA;
- Software InterIMAGE - principais funcionalidades;
- Exercícios com exemplos práticos.
Esse curso acontecerá no laboratório do DEGEO, nos dias 26 a 27.
Mini-curso 2, terá o tema “Cultura, cidade e ‘muros simbólicos’: experiências e percepções em trânsito na cidade do Rio de Janeiro” e trará a discussão de como as representações simbólicas envolvendo noções e conclusões sobre uma dada localidade têm um peso tão absurdo que até a noção geográfica de limites do município, distância cartográfica e de tempo se diluem, são esquecidas ou desconhecidas. Ou seja, não importa o que é perto ou longe ou o que leva muito ou pouco tempo, pois, uma dada localidade já ganhou um rótulo. Entendemos que resolver os problemas estruturais que assolam muito mais os moradores de determinadas áreas do que de outras passa, também, pela mudança do olhar sobre o outro e/em sua espacialidade e que refletem nas políticas públicas distribuídas pela cidade.
Esse vai ser o mini-curso do dia 27, no Salão Azul ministrado pelo doutorando da UFRJ, Leonardo Chagas de Brito.
Mini-curso 3, será no dia 26, no Departamento de Geociências e terá como tema “O ensino da geografia e a produção de material didático: práticas pedagógicas com alunos com deficiência visual”.Será uma aula expositiva e dialogada, oferecida pelo mestrando Renan Ramos da Silva, sobre deficiência visual, ensino de geografia e a realidade de alunos com deficiência visual nas classes regulares além de pautar:
- Conceito, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pelo deficiente visual;
- Debate sobre os diversos tipos de recursos didático-pedagógicos e sua utilização e necessidade na geografia;
- Conceito e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios;
- Confecção de materiais.
E no último dia, 28, será realizado um trabalho de campo, com o objetivo de discutir a construção do mito Rio e a sua decadência, além de abranger o tráfego do Rio a pós-modernidade, sujeito aos efeitos e influências da globalização. O roteiro seguirá pela Urca – Centro – Copacabana – Barra da Tijuca – Seropédica mostrando “a saga do Rio de Janeiro no século XX”.
Se você se interessou pela programação da II Semana Acadêmica de Geografia, basta procurar um dos organizadores nos pontos: DG, Sala de estudos e PAT, e investir R$8 para se inscrever. Não perca tempo, as inscrições só vão até dia 21 deste mês.
Curta a página do facebook da Semana Acadêmica de Geografia.
Confira o Blogger
com informações de todos os palestrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário