Ciência Móvel encerra presença na Rural com mais de 2.700 visitantes
Terminaram nesta sexta (01) as atividades do “Ciência Móvel”, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trazido à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Mais de 2.700 alunos de colégios da região prestigiaram o projeto que leva educação científica e cultural para locais afastados dos grandes centros.
Alunos puderam participar de 18 tipos de atividades diferentes |
O Ciência Móvel é uma forma diferenciada e prática de ensinar aos alunos a teoria que eles aprendem em sala de aula. São oferecidas 18 atividades que reúnem experimentos interativos, voltados à promoção da saúde, ao meio ambiente, ao fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico.
A estudante da 7ª série, Vitória Nascimento, participou das atividades e conta o que aprendeu. “Eu achei muito legal o Ciência Móvel. Aprendi várias coisas novas, como o funcionamento dos ouvidos e dos olhos, a ilusão de ótica que confunde as pessoas e como se preservar contra DSTs”, destaca Vitória.
Palestras sobre a origem da vida e preservação sexual |
Foram diversas atividades que agradaram a todos e deram a oportunidade de vivenciarem experiências sofisticadas que trabalham a educação científica das crianças e adolescentes”, comenta a professora. O “Ciência Móvel” não só proporcionou experiência para os visitantes mas para os estudantes bolsistas do PIBID, conforme explica a professora Lana. “Os bolsistas aprenderam a promover eventos e adquirirem mais responsabilidade com os alunos porque são estudantes de licenciaturas e futuros profissionais da educação”, enfatiza Lana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário