sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ciência Móvel encerra presença na Rural com mais de 2.700 visitantes 

Alunos puderam participar de 18 tipos de atividades diferentes 
Terminaram nesta sexta (01) as atividades do “Ciência Móvel”, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trazido à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Mais de 2.700 alunos de colégios da região prestigiaram o projeto que leva educação científica e cultural para locais afastados dos grandes centros.

O Ciência Móvel é uma forma diferenciada e prática de ensinar aos alunos a teoria que eles aprendem em sala de aula. São oferecidas 18 atividades que reúnem experimentos interativos, voltados à promoção da saúde, ao meio ambiente, ao fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico.
A estudante da 7ª série, Vitória Nascimento, participou das atividades e conta o que aprendeu. “Eu achei muito legal o Ciência Móvel. Aprendi várias coisas novas, como o funcionamento dos ouvidos e dos olhos, a ilusão de ótica que confunde as pessoas e como se preservar contra DSTs”, destaca Vitória.
Palestras sobre a origem da vida e preservação sexual
A professora Lana Fonseca, coordenadora do PIBID, ressalta que o evento deu muito certo na Rural. “Foi muito bom trazer o Ciência Móvel para a universidade, pois deu bastante certo. Ele atingiu muitas escolas e tivemos um público muito grande.
Foram diversas atividades que agradaram a todos e deram a oportunidade de vivenciarem experiências sofisticadas que trabalham a educação científica das crianças e adolescentes”, comenta a professora. O “Ciência Móvel” não só proporcionou experiência para os visitantes mas para os estudantes bolsistas do PIBID, conforme explica a professora Lana. “Os bolsistas aprenderam a promover eventos e adquirirem mais responsabilidade com os alunos porque são estudantes de licenciaturas e futuros profissionais da educação”, enfatiza Lana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário