sexta-feira, 8 de abril de 2011

Companhia do Latão realiza espetáculo teatral na UFRRJ
A Universidade Rural recebeu no dia 18 de março, no auditório Gustavo Dutra, o espetáculo A Camponesa, ato I da Ópera dos Vivos da Companhia do Latão (SP). Foram apresentadas duas sessões: a primeira, às 18h, com a turma de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFRRJ/Pronera/Incra; e a segunda, às 20h, destinada a estudantes de cursos variados.
A apresentação integra as atividades do Laboratório Midiático da LEC, componente curricular do Curso que trabalha com filmes, fotografias, internet, teatro, entre outros, visando oferecer instrumentos para possiveis “Leituras Críticas do Mundo”, conforme afirma Paulo Freire.
A proposta inicial desta atividade de teatro foi atingir aos estudantes, professores, monitores e colaboradores da LEC, tendo sido posteriormente ampliada para estudantes de outros cursos interessados em participar, atingindo ao todo cerca de 80 pessoas.
A peça remete à criação da Liga Camponesa de Galileia (PE) em meados da década de 1950 que logo depois se tornou referencia para todo o movimento de luta pela terra e pela reforma agraria naquele contexto. A apresentação da peça complementou a palestra da Professora Luciana Balbino (Premio Margarida Maria Alves – 2009) sobre sua experiencia com o projeto Saberes da Terra na Paraíba e a palestra do educando o poeta João Muniz, concluinte da Pedagogia do Campo da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Articulou-se também com a exibição do filme Cabra Marcado para morrer de Eduardo Coutinho (1983, documentario) que trata da historia de Elizabeth Teixeira, viuva de João Pedro Teixeira, lider da Liga Camponesa de Sapé (PB) e com os conteúdos da disciplina Historia da Educação Popular no Brasil (da LEC/UFRRJ).
A apresentação da peça de teatro foi uma iniciativa da coordenação da LEC em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação, com o apoio do Decanato de Assuntos Estudantis e dos técnicos do Anfiteatro Gustavo Dutra.
O Curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Instituto Nacional de Colonizacao e Reforma Agraria (INCRA) e é voltado para assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas e membros dos movimentos sociais que lutam por terra, teto e reconhecimento de classe, cultura e etnia. Tem duração de 3.540 horas divididas em seis etapas em três anos e é o único curso de graduacao da Universidade que funciona na modalidade da pedagogia da alternância (tempo escola e tempo comunidade). Atualmente, temos 60 estudantes que moram no segundo andar do M1 e frequentam, diariamente, o Restaurante Universitário.
O curso iniciou sua segunda etapa no dia 14 de marco e este tempo escola 2 encerrar-se-á em 07 de maio para desdobrar suas atividades do Tempo Comunidade nas quatro Regionais (Sul Fluminense, Metropolitana, Medio Paraiba e Norte Fluminense) em que se encontram divididos os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário