Coordenadores e pró-reitoria debatem organização e melhorias para Universidade
Por Ramon César
Os coordenadores de diversos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram reunidos na manhã desta quarta (31) no auditório Gustavo Dutra para a realização do Fórum de coordenadores, promovido periodicamente pela Pró-Reitoria de Graduação. Na oportunidade, os presentes sanaram dúvidas, deram sugestões e tomaram conhecimento acerca de novos projetos que chegam à universidade.
Coordenadores participam de debates sobre futuro da graduação |
Entre os pontos discutidos na reunião, é possível destacar o novo regulamento da graduação e o envio de uma comissão à Unicamp (Universidade de Campinas/SP) com o intuito de conhecer a forma de trabalho e propor uma adaptação baseada neste modelo ao sistema da UFRRJ.
Mobilidade
Entre outros assuntos, a mobilidade acadêmica também foi pauta da reunião. A pró-reitora de graduação Prof.ª Nídia Majerowicz, destacou alguns números do projeto de Licenciaturas Internacionais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Belas Artes, Física e Química já estão em mobilidade e integram um projeto interdisciplinar do curso de Física que que visa a criação de um Museu de Ciência na Rural após o retorno dos graduandos. É importante ressaltar que existem diversos programas e convênios de Intercâmbio na Universidade e alunos de diversas áreas estão em estudo no exterior ou em mobilidades dentro do Brasil.
A pró-reitora inteirou os coordenadores a respeito do projeto Ciência sem Fronteiras, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e estimou o recebimento de oito a 10 bolsas de intercâmbio na UFRRJ do total de duas mil a serem distribuídas nas universidades de todo o país, inicialmente. Um edital de seleção será divulgado em breve, tendo em vista que o intercâmbio tem início no primeiro semestre de 2012.