quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ingresso
UFRRJ abre inscrições para transferências, reingresso e reopção

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para os processos seletivos de transferência interna, transferência externa e reingresso e abre na próxima semana as inscrições para reopção de curso e reingresso interno.

São dois editais, um primeiro, para reingresso, transferência interna e externa, já disponível na página de concursos da UFRRJ, no endereço eletrônico: http://www.ufrrj.br/concursos/, e o segundo corresponde à seleção de reopção e reingresso interno, que estará disponível na próxima semana na página da Graduação: http://r1.ufrrj.br/graduacao/

As inscrições, para as vagas do concurso de reingresso e transferências interna e externa, são feitas pelo site da Universidade até o dia 07 de outubro sendo que a prova de seleção será realizada no dia 06 de novembro, das 13h às 17h30, em local a ser divulgado. A matrícula dos aprovados será realizada na própria UFRRJ no dia 08 de dezembro de 2011. Poderá candidatar-se à transferência o aluno regularmente matriculado nesta ou em outras Instituições de Ensino Superior, desde que cumpra os demais pré-requisitos exigidos em edital.

Já as inscrições para os candidatos a reopção e reingresso interno é feita online entre os dias 03 a 11 de outubro de 2011, sendo também necessário que a pessoa envie o currículum vitae e os comprovantes exigidos no edital.

Transferência Interna

A transferência interna é destinada aos alunos desta instituição que estejam regularmente matriculados e não tenham sido beneficiados, anteriormente, por movimentação interna, transferência interna ou externa ou reopção ou reingresso; tenha cursado com aproveitamento, no mínimo, 70% da carga horária prevista para o primeiro e segundo períodos do curso de origem e tenha tempo suficiente para concluir o curso de destino.

Nesta modalidade o aluno só pode ser transferido para um curso de áreas afins, a não ser os discentes da UFRRJ com matrícula até 2009, que poderão solicitar ir para qualquer área do conhecimento, independente do curso de origem.

Transferência Externa

Podem concorrer a uma vaga oferecida por transferência externa os alunos de outras Instituições de Ensino Superior que desejam ingressar na UFRRJ, sendo que esta transferência externa só será possível para o mesmo curso de graduação ou similar da instituição na qual já estuda.

Para isso é preciso ter cursado no mínimo dois períodos letivos na instituição de origem, com aproveitamento equivalente a 70% dos créditos exigidos no primeiro e no segundo períodos do curso de destino nesta Instituição; ter a cumprir pelo menos 50% da carga horária para a conclusão do curso na UFRRJ e ter tempo suficiente para concluir o curso de destino;

Reingresso

Para o reingresso, em sentido amplo, é preciso que a pessoa tenha sido diplomada em um curso de graduação e que não tenha sido beneficiada com reingresso anteriormente nesta Universidade.
Reingresso interno

O reingresso interno consiste na aceitação de aluno diplomado ou concluinte da UFRRJ para obtenção de novo diploma em outro curso de graduação sempre que se registrar vagas disponíveis no curso de destino. A aceitação de candidatura ao reingresso interno se dá com a comprovação de que o curso de reingresso poderá ser integralizado no tempo máximo previsto no seu Projeto Pedagógico após a contabilização do tempo de conclusão da primeira graduação e que tenha concluído o Curso de Graduação há no máximo cinco anos a contar da data limite para a solicitação do reingresso interno.

Se houver mais candidatos do que vagas ao reingresso interno em novo Curso de Graduação, a seleção será baseada no Histórico Escolar, resultando num processo classificatório. Em caso de empate, será analisado o Currículum Vitae dos candidatos.

Reopção

A reopção consiste na mudança de curso de graduação na UFRRJ sem restrição de área do conhecimento, sempre que se registrarem vagas disponíveis no curso de destino, de acordo com a Coordenação do Curso.

São requisitos para a reopção que o candidato tenha ingressado pelo Sistema de Seleção Unificado do MEC (Sisu) ou processo equivalente, tenha integralizado 50% dos créditos previstos na matriz curricular em cada um dos períodos letivos cursados; não tenha mudado de curso após o ingresso; esteja matriculado entre o segundo e o quarto período do curso de origem; apresente coeficiente de rendimento igual ou superior a cinco; não apresente situação acadêmica de abandono ou de reprovação por freqüência em disciplinas no histórico escolar, inclusive no segundo período letivo de 2011.

Para outras informações acesse o link Acesso aos Cursos de Graduação, no link: http://r1.ufrrj.br/graduacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário