sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seleção
Prograd divulga alunos selecionados para Mobilidade no México


A UFRRJ divulgou ontem (18) as pessoas selecionadas para cursar o primeiro período letivo de 2012 em uma universidade mexicana. São duas vagas, sendo uma para a Universidade de Monterrey e a outra para a Universidade Veracruzana.


O convênio de mobilidade é firmado pelo Programa BRAMEX, que se fundamenta no Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural celebrado entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República do México (ANUIES) e o Grupo Coimbra de Universidades brasileiras (CGCUB) para intercâmbio de estudantes Brasil-México.


A princípio as duas pessoas selecionadas para ocupar as vagas são uma aluna de Relações Internacionais, que irá para Monterrey, e uma estudante do curso de Ciências Sociais, que irá para Universidade Veracruzana. Há ainda dois suplentes para cada vaga, caso haja alguma desistência.
Durante a entrega de documentos a equipe do Blog da Graduação conversou com as duas primeiras colocadas,  que destacaram a possibilidade de vivenciar na prática as teorias vistas em sala.

Nicolle Garcia Berti, do quarto período de Relações Internacionais,  falou sobre a expectativa dela de fazer a Mobilidade Internacional. “Para minha área, de RI, a vivência internacional é muito importante para termos na prática os exemplos que nos são passados em sala, especialmente sobre a forma de conhecer e lidar com diversas culturas. A troca de experiências é muito positiva, especialmente no que se refere à cidadania, ao social, ao fato de poder trazer a experiência e outros pontos de vista de lá. Eu já estava com a intenção de fazer um intercâmbio, surgiu esta oportunidade ímpar e eu estou abraçando com toda força”, destaca Nicolle.

A aluna selecionada para ir à Universidade Veracruzana, Maria Manuela M.S. Braga, do sexto período de ciências sociais pretende aproveitar a oportunidade para expandir seu conhecimento de mundo. " O intercâmbio é um meio de ter crescimento tanto pessoal, quanto profissional ou acadêmico. Eu enxergo esta oportunidade como algo fundamental para colocar em prática o que vemos no curso, especialmente no que diz respeito aos estudos antropológicos e culturais", enfatiza Maria.

O edital completo e as informações sobre mobilidade estão disponíveis nas páginas:  www.ufrrj.br e na página http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Mobilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário