quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Andifes realiza Seminário sobre Graduação e a Expansão das Universidades Federais
Por Elô Bittencourt
Assessora de comunicação da Andifes
 Fonte:
www.andifes.org.br
Reitores e pró-reitores das universidades federais se reuniram dia 29 de novembro, no Seminário “Graduação e a Expansão das Universidades Federais”. O encontro teve como objetivo discutir a ampliação, consolidação e interiorização das universidades, bem como trabalhar as dimensões políticas e diretrizes para expansão.
O seminário faz parte do ciclo de atividades da Andifes para construir diretrizes para uma expansão das universidades federais.

A Universidade e sua função
O professor Luiz Passos (UFMT) falou sobre a universidade e sua função social. Passos acredita que as universidades devem humanizar as relações com o aluno por meio de um diálogo filosófico e social. Sobre qual a função da Educação o professor alega que o papel fundamental é formar pessoas, e pessoas, significa relação. “A condição do ser humano é resultado de sua criação. Por isso devemos somar as diferenças que são muito importantes”, disse Passos.
O secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa, trouxe instrumentos que falam dos objetivos e critérios sobre a expansão e consolidação das universidades federais. Dentre eles está ampliação e democratização da oferta de vagas na educação superior e o fomento ao desenvolvimento regional e estimulo à fixação de profissionais qualificados no interior.
Expansão da Graduação

A presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes da Andifes (Cograd), pró-reitora Nidia Majerowicz, mostrou que a oferta do ensino superior atualmente ainda é maior que o número de alunos que as universidades formam. Dados do Censo 2010 mostram que das 6.379.299 matrículas de graduação disponíveis nas 2.377 instituições de educação superiores brasileiras, cerca de 26% são de alunos das universidades públicas e dentro desse percentual quase 15% são das federais. Além disso, o número de concluintes nas IES cai de maneira elevada. Dos 973.839 alunos que se formam, cerca de 20% são das públicas e 10,3% desse percentual das federais.
Acerca de uma nova expansão a pró-reitora afirmou que é preciso construirmos dimensões políticas, estruturais e pedagógicas por meio de um planejamento sólido voltado ao desenvolvimento do país e as áreas profissionais e acadêmicas.
O presidente do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração da Andifes (Forplad), pró-reitor José Nagib, falou dos desafios da expansão da graduação. Para ele o mais difícil está na obtenção de um financiamento adequado e de uma política de recursos humanos visando o recrutamento e capacitação servidores. “Falta acompanhamento de egressos e inexiste avaliação externa sistemática”, disse Nagib.
Confira a apresentação da pró-reitora Nidia Majerowicz, enquanto presidente do Cograd neste Link.
Confira a matéria completa no site: www.andifes.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário