quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Cinema
Cinecasulo: “O Pagador de Promessas"

Por Carolina Vaz

http://www.jayrus.art.br/
A última sessão do ano do Cinecasulo irá exibir hoje (14), às 19h, no auditório Gustavão, o filme “O Pagador de Promessas”. O filme, de 1962, é um clássico do cinema brasileiro, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes.

Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua esposa vivem numa pequena propriedade a 42 km de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio. O camponês acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, tenta cumprir a promessa, doando metade de seu sítio para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando uma imensa cruz. Mas a via crucis de Zé se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey). Além disso, ele encontra resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) que impede sua entrada na igreja, por conta de Zé haver feito sua promessa em um terreiro.

No ano de seu lançamento, o filme venceu o Festival de Cannes, com o prêmio Palma de Ouro, como o melhor filme. Em 1963, foi indicado ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário