segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Calouros
Candidatos já podem conferir vagas oferecidas pela UFRRJ

Por Samara Costa e Carolina Vaz 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu hoje a consulta de vagas para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior no próximo ano. No total são 95 faculdades disponíveis para o primeiro semestre, dentre elas a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), que disponibiliza 54 cursos nos campi de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.

No site do Sisu , os candidatos podem conferir o número de vagas para cada curso, turno e cronograma disponíveis no programa, que selecionará os candidatos através da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os alunos que desejam ingressar na Rural devem se inscrever para o processo entre 7 e 12 de janeiro de acordo com o cronograma divulgado pelo Sisu, com o uso do número de inscrição e da senha do ENEM 2011.
Para conferir as vagas disponíveis acesse o site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br

Sisu 
Na inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções dentre as vagas oferecidas pelas universidades. Durante o período de inscrição, são divulgadas as notas de corte dos cursos, por isso podem ser mudadas as preferências, e a última alteração será aceita pelo sistema. Após a etapa de inscrição, o sistema fará a classificação dos candidatos nas vagas, de acordo com as notas do ENEM e pesos atribuídos e bônus em alguns casos.

Serão feitas duas chamadas dos candidatos. A cada uma, há um prazo para comparecer à instituição e efetuar matrícula. O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 15 de janeiro, e a matrícula na universidade deve ser feita nos dias 19 e 20. No mesmo mês, o resultado da segunda chamada sai no dia 26, e a matrícula deve ser efetuada nos dias 30 e 31. Ainda no dia 26, serão divulgadas as Listas de Espera das universidades, que disponibilizarão as vagas não ocupadas. Para participar, o candidato deve manifestar interesse do dia 26 a 1º de fevereiro. Somente pode ser ocupada a vaga da primeira opção do candidato, caso ele não tenha sido classificado em nenhuma das chamadas regulares ou tenha sido selecionado em sua segunda opção. As matrículas da Lista de Espera ocorrerão entre 4 de fevereiro e 2 de março. Outras informações podem ser encontradas no site do Sisu.

UFRRJ
O Rio de Janeiro é o estado que oferece mais vagas: são 14.137 em 15 instituições. Na Rural são 1970 vagas para o primeiro semestre. No Edital de Acesso aos Cursos de Graduação (www.ufrrj.br/portal/modulo/home/editais.php), é possível conferir o quadro de vagas dos cursos, além de mais detalhes sobre as condições para ingresso, as ações afirmativas para estudantes de escolas públicas e professores da rede pública de ensino, os documentos necessários para a matrícula e outras informações importantes para candidatos e calouros .

Para saber mais sobre os cursos da UFRRJ, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário