terça-feira, 6 de dezembro de 2011


PET-Floresta
Curso de Redação Científica ensina inovação na metodologia


Por Carolina Vaz

O curso “Método Lógico para Redação Científica”, do professor e autor de livros Gilson Volpato, se iniciou na UFRRJ ontem (05), e segue pelo dia de hoje (06), até às 17h. O evento é organizado pelo grupo PET e pela pós-graduação do Instituto de Florestas.
Método de começar trabalho pela conclusão atrai estudantes
Com a proposta de ensinar professores e estudantes a construir textos científicos (monografias, teses e artigos), Gilson ensinou a utilizar o processo de lógica de raciocínio, para apresentação e também publicação em revistas científicas. O tema atraiu participantes de áreas diversas e, segundo o professor, apesar de os conceitos serem um pouco restritos à área de exatas, no geral também valem para humanas e biológicas.
Passo a passo
Na manhã desta terça-feira (06), o professor ensinou como construir um texto acadêmico com base num processo “ao avesso”, um método lógico que desenvolveu com estudos próprios e de outros. Nesse método, começa-se a escrever um trabalho acadêmico a partir da conclusão. Na verdade, a sugestão do professor é que o primeiro passo para o acadêmico seja a apresentação oral do tema para outras pessoas. “Falar o assunto ajuda na organização do pensamento, e o discurso fica coerente na pessoa”, explica Volpato. Depois, deve-se escrever um resumo, que vai ser o pensamento pronto, elaborado.
O segundo passo é escrever a Conclusão do trabalho. O professor lembra que devem ser poucas conclusões, apenas as relevantes, para que não acabe por ser confusa. Também orienta que é preciso cuidado para não incluir observações de outros passos nesta etapa. As conclusões vão te direcionar para as etapas seguintes, que são os resultados (somente os que levam às conclusões) e  procedimentos (material e métodos). Depois, levanta-se a Discussão , onde se argumenta com base no que já foi exposto. Por último, são escritos a Introdução, que contextualiza o tema do trabalho, e o Título. O método de se escrever a conclusão primeiro, além de direcionar o resto do trabalho, evita que se inclua em Resultados e Material e Métodos o que é irrelevante.
Para saber mais sobre o professor Gilson  Volpato e seu trabalho, acesse: http://www.gilsonvolpato.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário