quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Veterinário graduado na Rural lança livro de crônicas

Por Carolina Vaz 

O curso de Veterinária é um dos mais tradicionais da UFRRJ, ativo desde quando se chamava Escola Nacional de Veterinária, e a Rural se chamava Universidade Rural do Rio de Janeiro. Um ex-aluno dessa época, formado em 1961, Carlos Alberto Ferreira André, acaba de lançar um livro sobre a profissão escolhida. A obra “Um Veterinário – 50 anos com muitos animais na selva de gente”, é uma coletânea de crônicas selecionadas. No livro, Ferreira conta casos de sua vida pessoal e profissional, desde a vida acadêmica até a aposentadoria. Algumas crônicas do autor podem ser encontradas no site da editora Baraúna: http://www.editorabarauna.com.br/blog/?s=carlos+alberto+ferreira+andr%C3%A9&search= 
Foto: Editora Baraúna
 
Trajetória
Segundo conta em uma de sua crônicas, “Meu currículo informal”, Ferreira é conhecido como Doutor André. Carioca, de 73 anos, ele escreve que  logo no primeiro ano de Rural começou a estagiar e foi monitor da Cadeira de Zoologia Médica e Parasitologia. Após se formar, foi convidado a ficar, trabalhando no Hospital Veterinário. Lá, efetuava o atendimento aos pacientes e era responsável pelo serviço de radiologia. Estudou e trabalhou mais, e em alguns anos se tornou o chefe do hospital. Fez concurso de títulos e provas e foi Instrutor de Ensino Superior, seu primeiro cargo no magistério. Com novos estudos, obteve o certificado de Operador de Raio X. Também estagiou e trabalhou em outros hospitais públicos e particulares, a domicílio e em consultório. 
O veterinário quase completou 18 anos de Rural, estudando e trabalhando, e só saiu  para trabalhar no Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista, onde exerceu várias funções, como de Radiologista e Diretor Técnico. Também foi veterinário na Rede Globo, cuidando dos animais da série Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Na crônica, o veterinário conta como terminou sua carreira: “Um dia no Zoo deixaram a jaula que eu ocupava, aberta, e eu sai para me aposentar, e após, por motivos de saúde, fechar o Consultório em Vargem Pequena, contando coisa de uma vida profissional que considero plena, com dever cumprido.”  
Para mais informações sobre o livro, acesse o site da editora Baraúna: http://www.editorabarauna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário