segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Meio Ambiente
Palestra traz tema da Rio +20 e propõe união de universitários

Por Carolina Vaz

No contexto das recentes discussões sobre mudanças climáticas, Código Florestal, Usina Belo Monte e outros temas de caráteres ambiental e cidadão, a UFRRJ recebeu, na manhã de sexta-feira (09), a palestra “Os jovens universitários e a Rio +20". Ministrada por Pedro Cunha, estudante de Ciências Econômicas da UERJ, foi organizada pelo grupo PET Floresta.

A conferência

“Rio + 20” trata-se da Conferência de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas Rio+20, evento que reunirá governantes de todo o mundo para discutir questões ambientais e sociais. Embora seja uma conferência para governantes,  milhares de pessoas do mundo inteiro têm se mobilizado e se encontrado para discutir como fazer valer a posição da sociedade civil na conferência. Um desses encontros, no qual Pedro Cunha esteve presente, foi o evento Tunza Conference For Children and Youth 2011, realizada de 27 de setembro a 1º de outubro de 2011 em Bandung, na Indonésia, que teve como resultado a Declaração de Bandung, denominada “ A Voz da Infância e da Juventude para a Rio+20”.

Declaração de Bandung

Na palestra, Pedro mostrou e explicou alguns pontos principais da Declaração, como a proposta de apresentar a “economia verde” a crianças e jovens como um padrão de produção e também de consumo sustentável, com foco em bem-estar humano, crescimento econômico e proteção ambiental. Com a formação de senso crítico nas pessoas e envolvimento dos cidadãos, todos os pontos também incluem a proposta de cobrar dos governos que cumpram seus projetos.
O grande ponto da possibilidade de atuação dos jovens é que, paralelamente à Rio+20, haverá a Cúpula dos Povos, evento destinado às mesmas discussões, porém com participações da sociedade civil. Universitários e outros interessados têm participado de encontros regionais e globais, nos quais pretende-se formular documentos que retratem a posição de cada universidade e dos jovens em geral, para que sejam levados à Rio +20. Por isso, Pedro destacou, é importante a união dos estudantes.

Viva Hoje

Pedro criou o projeto VIVA HOJE, a ser trabalhado com crianças e jovens, para criar e fazer amadurecer discussões e ações acerca de estilo de vida sustentável, com consumo e pós-consumo responsáveis. Pedro se considera alguém que deve levantar a discussão nas universidades e conjuntos de jovens, e, a partir de seu contato com ONGs e outros grupos ligados à questão ambiental, é um captador de recursos para novos projetos. Na página que criou no Facebook para divulgar suas palestras e unir interessados, é possível encontrar os sites oficiais da Rio +20 a Declaração de Bandung Oficial, e outros portais e documentos. Para saber mais, acesse www.facebook.com/jovensuniversitarios ou envie um e-mail para vivahojeativismo@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário