terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Calouros 2012-1
UFRRJ realiza matrículas nos dias 19 e 20 de janeiro
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realiza nos dias 19 e 20 de janeiro de 2012 as matrículas dos alunos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSu) do Ministério da Educação. Em ambos os dias as matrículas serão realizadas entre  às 9h e às 16h.
As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por  três etapas na matrícula que são: 1. Apresentação de documentos;  2.  Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto; 3. Assinatura dos termos e recebimento de Atestado de matrícula. No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte: 1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra; 2ª etapa: Sala 96; e terceira etapa: sala 94.
O aluno que não puder comparecer pessoalmente para efetivar a matrícula tem outras opções, que são: Matrícula por procuração – na qual outra pessoa realiza a inscrição, desde que apresente identidade e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e assim matrículá-lo; Matrícula realizada por responsáveis – que prevê a realização da mesma por pais, mães ou responsáveis judiciais, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do candidato; há ainda a Matrícula para alunos de fora do Estado do Rio de Janeiro, na qual os calouros de outros Estados, impossibilitados de comparecer,  deverão enviar a documentação por  e-mail para acessoufrrj@gmail.com e, a seguir, pelos correios com AR e Carta Registrada.
Documentos para a matrícula:
Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:
- cédula de identidade (original e fotocópia);
- cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com  assinatura  e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e  fotocópia); 
- título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- uma foto 3x4 recente e de frente.
As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:
- As pessoas que optaram pelo bônus de 10% devem comprovar  que cursaram do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integralmente em escola pública e que tenha sido aprovado em todas as séries.

- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica, o candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.
É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no segundo período do curso de graduação.  Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSu 2012 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009, portanto, o aluno precisa apresentar ainda o comprovante de cancelamento da matrícula na outra instituição.

Confira as informações completas sobre a matrícula no endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário