segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SiSu
UFRRJ oferece bônus e cotas como Ações Afirmativas

Foto: Vagner Rangel Moreira
O Sistema de seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSu/MEC) segue com inscrições abertas até o próximo dia 12 de janeiro de 2012. Neste ano a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oferece 1970 vagas para o primeiro semestre.
Para participar da seleção é preciso que o candidato se inscreva no site do SiSu (http://sisu.mec.gov.br/) utilizando os dados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2011).

Bônus e Cotas

A UFRRJ utiliza duas Ações Afirmativas, são elas: o bônus,  destinado a estudantes de escolas públicas, e as cotas,  voltada à professores da rede pública. É preciso que os candidatos fiquem atentos aos requisitos antes de assinalar uma das opções no site do SiSu, uma vez que, encerradas as inscrições, ele sendo aprovado para uma vaga por cota ou bônus e não preencha os requisitos ou não apresente os documentos necessários, a matrícula não pode ser efetuada.

Tem direito ao bônus de 10% sobre a nota final obtida no ENEM 2011 os candidatos que tenham cursado do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integralmente em escola pública. Não tem direito ao bônus os estudantes que tenham cursado qualquer uma dessas séries em escolas privadas com bolsas parciais ou integrais.

O candidato deverá comprovar a escolaridade fundamental e média em escola pública brasileira com histórico escolar e/ou documento comprovando a escolaridade fundamental e média em escola pública para os beneficiados por bônus. E os candidatos que concluíram o ensino médio por curso supletivo público, por certificação formal do ENEM ou pelo ENCEJA só farão jus ao bônus de 10%  caso tenham cursado do sexto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública brasileira. 

As cotas correspondem a 10% das vagas dos cursos de Licenciatura da UFRRJ para candidatos que sejam Professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada à LDB-9394/96. Para comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica, o candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

Acesse o edital completo e conheça todas os requisitos para ingresso na UFRRJ no endereço eletrônico:  http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário