segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


Intercâmbio UFRRJ
Inscrições para “Ciência sem Fronteira” encerram no domingo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro encerra no próximo domingo (15) o processo de seleção de bolsas de graduação sanduíche no exterior. O programa prevê bolsas de estudo em instituições na Alemanha, nos Estados Unidos da América, na França, na Itália e no Reino Unido.
Documentos

Para se inscrever o candidato precisa acessar o site do Programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1) onde encontrará os formulários de inscrição de acordo com o país escolhido. O candidato precisa enviar online, em formato PDF, os seguintes documentos:

a. Histórico Escolar de Graduação com coeficiente de rendimento;
b. Comprovante de inscrição no teste de proficiência de acordo com país de escolha do candidato (ver em edital);
c. Comprovantes de bolsas, se houver (PIBIC, PIBID , PET,  etc).
d. Comprovantes, caso possua,  dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências.

Após realizar a inscrição o candidato deverá enviar à Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ, através de correio eletrônico endereçado minter@ufrrj.br, os seguintes documentos: 

a. cópia do formulário de sua inscrição no site do Ciência sem Fronteira.
b. cópia dos documentos enviados ao Ciência sem Fronteiras no ato da sua inscrição (certificados de bolsas e premiações).
c. cópia de documentos que comprovem sua participação em atividades acadêmicas (participação/apresentações em eventos, publicações).
d. carta de intenções descrevendo as suas motivações para a participação no intercâmbio no país escolhido;

Os documentos serão analisados pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) entre os dias 16 e 19 de janeiro, sendo que as médias de classificação e eliminação contarão a partir dos seguintes requisitos:
1. Verificação Documental da aderência do aluno ao programa (serão eliminados aqueles que não forem compatíveis ao perfil indicado no edital).
2. Carta de intenções (até 10% da nota);
3. Histórico Escolar e Coeficiente de Rendimento Relativo – CRR (até 65% da nota);
4. Participação em atividades acadêmico-científicas comprovadas: bolsas acadêmicas (monitoria, PIBIC, PIBID, PET, etc.), publicações, organização e participação em eventos, congressos e outros (até 25 %). 
5. A nota máxima considerando os itens 1, 2 e 3 será de 100 (cem) pontos. A soma dos valores obtidos pelo estudante nestes três itens será chamado de Nota 1 (N1).
6. A convocação para a entrevista com os pré-selecionados pela Nota 1 (N1) ocorrerá no dia 19 de janeiro e as entrevistas ocorrerão no período de 8 a 10 de fevereiro, em horário e local a serem divulgados. A nota da entrevista varia de 0 a 100 pontos e é chamada de Nota 2 (N2).
7.     A Nota Final (NF) será a média aritmética da notas N1 e N2 e definirá a ordem de classificação dos candidatos.

Outras informações podem ser obtidas no site www.ufrrj.br na seção de editais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário