Por Victor Sena
O primeiro Cine Casulo do período de 2012.2 exibirá amanhã (9), às 19h, no Gustavão, um filme que movimentou os festivais de premiação no ano de 1994. “A fraternidade é vermelha” é a terceira produção de A Trilogia das Cores, dirigida por Krzysztof Kieślowski. Os outros dois longas são “A liberdade é azul” e “A igualdade é branca”. Suas temáticas estão relacionadas ao lema da revolução francesa e às três cores da bandeira do país.
Em “A fraternidade é vermelha”, Valentine (Irène Jacob) está dirigindo seu carro de volta para casa quando atropela algo em seu caminho. Ao descer do veículo, encontra uma cachorrinha ferida, com o endereço de seu dono na coleira. Assim ela passa a conhecer a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado, que termina seus dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás deste estranho comportamento, está o enigma de um homem cujo motivo vital é tomar posse da intimidade daquelas pessoas e acompanhar passo a passo o desenrolar de seus destinos.
O filme foi indicado, entre outros, ao Oscar de 1995 (EUA), nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro original (Krzysztof Piesiewicze e Krzysztof Kieślowski) e melhor fotografia (Piotr Sobocinski). Foi também indicado a melhor filme estrangeiro no O Globo de Ouro (EUA). No Festival de Cannes de 94, concorreu à Palma de Ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário