terça-feira, 8 de janeiro de 2013

É dada a largada: período começa com aulas inaugurais no Gustavão


Por Victor Sena 

Fotos: Victor Sena
A primeira aula inaugural do período de 2012.2 reuniu no auditório Gustavo Dutra, na manhã de ontem, calouros e veteranos dos cursos de bacharelado integrais e diurnos. A cerimônia foi aberta pelo Reitor da Universidade, Ricardo Mota Miranda, que convocou à mesa os Pró-reitores, o aluno representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gustavo Pereira e o representante da Assembleia dos Docentes da Universidade Rural (Adur), professor Luciano Alonso. Para dar as boas vindas aos novos alunos, o Reitor contou também um pouco sobre a história da Universidade. 

 – Vocês vão carregar o DNA da Rural para sempre. Vocês vão levar essa Universidade com vocês – disse. 

O primeiro Pró-reitor a dar as boas vindas foi o de Assuntos Estudantis, Carlos Luiz Massad, responsável por assistir os alunos com bolsas em dinheiro, bolsas de alimentação e pela moradia estudantil, que proporciona a mais de 1600 estudantes as vagas no alojamento. Em seguida, o membro da atual gestão do DCE, eleita no final do período de 2012.1, Gustavo Pereira, reiterou o papel do Diretório: representar os alunos. 

 – Vocês estão entrando em um mundo novo. O que vocês estão vivendo aqui levarão para sempre. O estudante tem de ter a consciência de que não somos uma ilha. Por isso, estamos organizando doações (link) para desabrigados em Xerém – disse. 

Levantando uma longa salva de palmas das pessoas presentes, o Pró-reitor de Extensão, José Cláudio, também explicou a função de mais essa Pró-reitoria. 

 - A extensão vem dizer que a instituição não vive do próprio umbigo. Nós somos mantidos com dinheiro da sociedade. A extensão é também para levar o conhecimento acadêmico. A universidade não pode abaixar a cabeça para uma lógica da sociedade, de que manda quem tem dinheiro. 

Representando os docentes e a Adur, o professor Luciano Alonso defendeu a luta por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. 

– O semestre está começando agora pela luta docente por uma educação de qualidade – disse, ressaltando que, na volta da greve, houve duas semanas de revisão e o retorno não foi apressado por muitos estudantes morarem longe dos campi. 

Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, foi a última a falar e deu boas vindas aos alunos. Nídia começou apresentando os coordenadores de curso, que deram boas vindas aos estudantes, informando a programação das suas respectivas semanas de integração. 

– Nós trabalhamos para formar cidadãos ao mesmo tempo em que fornecemos o conhecimento – disse, apresentando números sobre o aumento de estudantes vindos de escolas públicas a partir da adoção do Sisu e de ações afirmativas. 

Além de mostrar o Quiosque do aluno, a futura Pró-reitora de Assuntos Financeiros da Universidade explicou a função da Prograd e dos programas de mobilidade internacional. 


Calouros pintados 

Cobertos de tintas e reunidos com seus veteranos, os calouros de 2012-2 iniciaram após a aula inaugural sua semana de integração. 

– A aula inaugural foi boa, bastante informativa. Li sobre o curso e resolvi experimentar – disse Sara Resende, que passou para Zootecnia. Segundo ela, esperar pelo início do período, com o atraso devido a greve, foi tranquilo. 


À tarde, a cerimônia se repetiu para os cursos de licenciaturas diurnas e integrais. Os cursos noturnos, bacharelados ou licenciaturas, tiveram sua aula inaugural às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário