sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Economia Doméstica
Estudantes aprendem a planejar e decorar interiores
Por Carolina Vaz
A oficina Planejamento de Decoração de Interiores, realizada pela professora Nicéas Alencar da Silva para estudantes de Economia Doméstica foi uma das atividades da XV Semana Acadêmica de Economia Doméstica, que nesta edição trata da “Qualidade de Vida Contemporânea, na perspectiva da Economia Doméstica”.
Professora Nicéa ensina combinações de cores
Na oficina, foram aprendidas técnicas de se planejar interiores, levando em consideração características do ambiente a ser decorado e também dos moradores. Segundo a professora, o planejamento se inicia desde a construção. É preciso saber que atividades serão feitas em cada cômodo, quem usará aquele ambiente e que objetos e móveis  devem compor o espaço. Destacou a questão do “quem”, ou seja, a importância de se conhecer as características daquela pessoa para saber o que a fará sentir-se bem.  Tudo isso ajuda tanto na fabricação da planta da casa quanto no planejamento da decoração.
Na decoração, Nicéas explicou a questão da cor e da combinação de cores. Deve-se saber utilizar as cores equilibradamente, e para isso foram apresentadas diversas classificações de cores, como primárias, quentes e frias, e de combinações de cores (esquema chamado de “harmonia”), como monocromática e contrastante. Também as cores têm grande relação com as características e atividades de quem vai utilizar o cômodo: um casal, uma criança, uma pessoa idosa, etc. Durante a apresentação dos conceitos, os alunos que assistiam ao mini-curso interagiam, tirando dúvidas e opinando sobre as fotos de interiores exibidas. Embora a decoração seja uma questão de gosto, a professora mostrou que existem regras a serem seguidas, como não exagerar em detalhes e não pintar colorido todas as paredes de um cômodo.
A prática

Após a apresentação dos conceitos, iniciou-se a prática: cada estudante recebeu uma planta de uma casa, e devia escolher um dos cômodos para decorar, pintando o chão e a parede com lápis de cor. Também puderam recortar moldes de mobília e dispô-los no espaço escolhido. Após todas as plantas já decoradas, cada aluna exibiu sua obra à outra, explicou o esquema de cores e a que tipo de gente era destinado o ambiente.
Aluna exibe sua decoração e explica escolhas
Nicéas Alencar é professora do curso de Economia Doméstica, lecionando as disciplinas “Habitação e aspectos físicos” e “Planejamento de interiores”. Ela conta que a disciplina de Habitação de Aspectos Físicos é uma atividade não só de estudo mas também de aplicação, pois os estudantes procuram famílias do entorno de Seropédica com problemas em suas habitações, e fazem sugestões para melhoras, desde a estrutura até os interiores. Economista doméstica há vários anos, Nicéas conta que o planejamento de interiores deve ajudar as pessoas a se adaptarem nos espaços que compram, e os imóveis são cada vez menores. Por isso, é importante que o designer de interiores seja aberto e interaja com o cliente para tornar o ambiente agradável.

Um comentário: