quarta-feira, 4 de maio de 2011


Nova Iguaçu
PET: Refletindo compromisso com a cidadania

O Instituto Multidisciplinar da UFRRJ foi contemplado com dois grupos PET no final de 2010 - Conexões de Saberes e PET Geografia – e, com o início do ano letivo, as atividades começam a ter um ritmo mais intenso na prática. A proposta geral do Programa de Educação Tutorial é promover atividades que integrem ensino, pesquisa e extensão, vinculadas a políticas públicas de desenvolvimento na região da Baixada Fluminense.

Mesmo com apenas quatro meses de trabalho, a expectativa com o programa é grande. Os resultados alcançados ainda são preliminares, mas significativos. Para o tutor do PET Conexões, Otair Fernandes, a proposta principal é aproximar os saberes dos nossos alunos à realidade da população da Baixada Fluminense. “Espero, daqui há algum tempo, poder alcançar uma melhor interação entre a universidade e essa região tão carente”, planeja Fernandes.


Importância na Formação

Além de contribuir para a redução das desigualdades em sua área de atuação e favorecer o diálogo do Instituto Multidisciplinar com as comunidades ao seu entorno, o programa enriquece a formação dos estudantes de graduação. A aluna Carolina Peres, que participa da Comissão Cine PET Geografia, afirma que a dinâmica do programa engrandece a formação. “É uma experiência única estar no PET por ser um grupo que está crescendo junto, que está construindo junto. E, também, porque estou trabalhando no que acredito, de fato”, conta.

O projeto promove a vivência e complementa a atuação do aluno nos diferentes espaços sociais, articulando competência acadêmica com o compromisso ético e social.


PET Conexões de Saberes

As atividades dos grupos PET Conexões de Saberes podem ser divididas em: Ensino, com a realização de palestras e oficinas; Extensão, com encontros, seminários e visitas técnicas; e Pesquisa, com a prática do mapeamento de ações de apoio ao acesso e permanência de estudantes de origem popular na universidade.


PET Geografia

O PET Geografia propõe a execução de projetos que articulem a produção acadêmico-científica das necessidades comunitárias, por meio de ciclo-debates, minicursos, trabalhos de campo e eventos artístico-culturais.


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