quarta-feira, 18 de maio de 2011

PET
Confraternização e integração marcam “INTRAPET/UFRRJ”


Mais de 100 bolsistas do Programa participaram do I Intrapet/ UFRRJ
O Fórum do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRRJ, em conjunto com as pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Estudantis, realizou no último sábado (14) o primeiro INTRA-PET (Encontro dos grupos PET da UFRRJ), evento que contou com os 11 tutores e os 109 bolsistas dos 11 projetos da Universidade.

O dia foi marcado pela troca de informações entre os integrantes dos diferentes grupos com a apresentação de seus projetos, realizações, plantio de árvores e uma grande confraternização.

As atividades começaram às 7h30 h com um café da manhã e, na sequência, às 8h30, foi feita a mesa de abertura com a Vice-Reitora, Profª Ana Maria Dantas Soares, a Pró-Reitora de Graduação, profª Nidia Majerowicz, a Profª Katherina Comendouros, representando o Pró-Reitor de Extensão e de Assuntos Estudantis e o Presidente do Fórum PET/UFRRJ, Prof. Otair Fernandes de Oliveira. Na sequencia, todos os grupos apresentaram seus integrantes, projetos e suas atividades. No decorrer do dia, os grupos também assistiram a uma apresentação sobre a História da Universidade, apresentada pela Profª Katherina Coumendouros.

As atividades organizadas pelos próprios grupos PET tiveram como foco a integração dos petianos e a socialização das propostas de cada grupo bem como das suas atividades. O Programa PET- Floresta realizou o plantio de árvores no próprio Instituto de Florestas (IF), em Seropédica, cada árvore representando um Grupo. O I INTRAPET foi encerrado com um lanche no quiosque da Residência do Reitor.

A pró-reitora de Graduação, Nídia Majerowicz, destaca a importância do programa para a Universidade. “O programa PET abre uma imensa janela de oportunidades para a criatividade e inovação na graduação ao mesmo tempo em que articula o ensino, a pesquisa e a extensão. O trabalho em equipe e a ênfase na formação dos bolsistas num processo proativo de participação e inserção em múltiplas atividades planejadas estimulam o espírito crítico, a troca de idéias e experiências, a formação acadêmica de elevado padrão, a cidadania e o compromisso ético social.”, e enfatiza a atuação do Fórum PET/UFRRJ, recentemente criado para congregar todos os tutores PET e a representação dos bolsistas. “O Fórum já está atuando como catalisador da integração entre os grupos potencializando a colaboração, a solidariedade e a inserção dos grupos PET na vida acadêmica da Universidade e do seu entorno. O I INTRA-PET já um fruto deste trabalho.”, ressalta a pró-reitora


Os Grupos PET da Rural

Até 2009, a Rural tinha três grupos PET: Física (2006), História (2007) e Medicina Veterinária (2009), sendo que no último ano, todos os campi da universidade foram bem sucedidos no Edital MEC/2010.

O campus de Nova Iguaçu foi contemplado com dois grupos: PET-Geografia (PET tradicional, ou seja, vinculado ao curso de graduação), Profa Anita Loureiro Oliveira e PET-Conexões de Saberes, "Dialogando e interagindo com as múltiplas realidades e saberes da Baixada Fluminense/RJ", Prof. Otair Fernandes de Oliveira; O InstitutoTrês Rios conquistou um PET Conexões, "Conexão de Saberes por uma formação integradora e cidadã no Campus de Três Rios, Profa Daniela Samira da Cruz Barros  e o campus de Seropédica recebeu cinco novos grupos, são eles: PET-Matemática e Meio Ambiente, Prof. Pedro Carlos Pereira e PET-Engenharia Florestal, Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho e três propostas Conexões de Saberes. “Etno desenvolvimento e educação diferenciada” (Prof. André Videira Fiqueiredo), Dimensões da linguagem, Prof. Mario Newman e “Inclusão e oportunidades na vida acadêmica de alunos de origem popular”, Profa Katherina Coumendouros. Com os oito novos grupos aprovados, a universidade passa a ter 11 grupos, dos quais cinco são PET tradicionais e seis são Conexões de Saberes, de caráter interdisciplinar.


Um comentário:

  1. CRESCER É APRENDER CADA DIA UM POUCO MAIS NO SABER. BETH (DeMat)

    ResponderExcluir