terça-feira, 17 de maio de 2011

Meio Ambiente
Projeto “CATA Rural” debate redução do lixo
Especialistas discutem melhores fins


 “Economia do Lixo: Reduzir para Não Poluir”, este foi o tema da mesa redonda realizada nesta manhã (17) pelo Projeto de Extensão Cata Rural, que contou com a participação de especialistas convidados, professores e discentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Além de convidados, docentes e discentes da casa compõem a mesa
O evento também contou com a presença de uma das fundadoras do projeto Cata Rural, a professora Heloísa Helena Borges, que atualmente leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeio (UniRio). Dentro de sua discussão sobre consumo excessivo, Heloísa destacou a importância do que hoje se chama “Economia de Comunhão (EdC)”,  projeto cujo foco é a mobilização do cidadão, desde o operário até o intelectual, no contexto das  empresas. 
Quem adere decide livremente destinar os lucros de suas instituições para finalidades sociais, como a formação da “cultura da partilha”, que visa satisfazer as necessidades elementares de pessoas com dificuldades econômicas. Os interessados em conhecer mais a fundo o EdC encontram informações no site http://www.edc-online.org/br.



A especialista deixa seu incentivo aos participantes do projeto e a toda comunidade. “Para os integrantes e todos que querem construir a rede colaborativa, é necessário que estejam nesse projeto com amor. Quando há amor, as ações vêm com outro tipo de energia. Que tenham firmeza, fraternidade e que não haja disputa de poder, como vemos em alguns casos. E pensar, sobretudo na idéia de “Economia de Comunhão.”, sugere Heloísa.


Cata Rural
 
Com o lema “Construindo Redes Colaborativas para Implantação da Coleta Seletiva”, o Cata Rural (nome alusivo à idéia de catar), surgiu a partir de uma pesquisa que posteriormente se tornou um projeto de Extensão.  

Por meio de entrevistas, visitas técnicas, entre outras atividades, o projeto visa tornar conhecido e cobrar da Universidade o cumprimento do Decreto Nº 5.940 da Coleta Seletiva em Órgãos Públicos, que impõe a separação dos resíduos recicláveis, descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Hoje o grupo conta com 16 participantes das mais diversas áreas da Universidade, entre bolsistas e não bolsistas.

A professora do Departamento de Economia Doméstica e coordenadora do projeto, Consuelo Salvaterra Magalhães, expõe suas perspectivas no que diz respeito às lutas pelas causas ambientais no contexto da Universidade Rural. “É uma luta que está dando seus primeiros passos, as pessoas estão começando a ficar incomodadas. É uma questão que anteriormente interessava a poucos, mas hoje está passando de uma minoria pra um grupo maior. Dentro da universidade temos grupos muito preocupados com isso. No mais, estamos confiantes, inclusive na implantação efetiva do que determina o Decreto.”, enfatiza Consuelo.

O Projeto Cata Rural conta também com a colaboração do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O discente do 7º período de Engenharia Florestal e coordenador do DCE, Kleber Vinícius, reafirma o apoio ao projeto. “Vários integrantes do Catar participam do DCE, o que viabiliza ainda mais nosso envolvimento. Pretendemos então colaborar em diversos aspectos, dentre os quais, no âmbito social e com confecção de cartazes. O mundo está se voltando para as questões ambientais e a Rural precisa ser inserida nisso.”, declara Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário