segunda-feira, 30 de maio de 2011

Integração entre alunos de Administração e Turismo recebe quase 300 participantes

Quase 300 alunos participaram da programação
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou no último sábado (28) a segunda edição do Encontro de Estudantes de Turismo e Administração à Distância e Presencial. O evento, que contou com aproximadamente 300 participantes,  recepcionou alunos de ambos os cursos e que estudam tanto no sistema presencial, nos campus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios, quanto no sistema à distância, por um convênio feito entre a UFRRJ e o CEDERJ, que abrange os pólos de Magé, Angra dos Reis, Rio das Flores, Piraí, Quatis, Resende, São Gonçalo, Saquarema, São Fidélis e Itaperuna.

Ao final do evento alunos se reúnem para tradicional foto
A possibilidade de conhecer o campus sede da Rural e principalmente, a chance de interação entre as turmas é uma necessidade refletida nos comentários dos participantes, conforme explica a estudante do 2º período de Turismo, pelo Consórcio Cederj, do pólo de Resende, Sara Araújo Ferreira. “Quem estuda à distância muitas vezes se sente até mesmo deslocado, porque a rotina do meu estudo sou eu e meus livros, e às vezes os tutores. Esse evento é importante justamente porque motiva a interação entre nós.” A colega de Sara, Hinara dos Santos, estudante do primeiro período de Administração, também de Resende, reforça a idéia. “Aqui nós temos a vivência com o diferente e conhecemos pessoas de mundos diferentes, o que nos propicia crescimento, pois, agregamos valores neste encontro, tanto pelo modo de estudar, de pensar e até mesmo temos mais motivação para continuar estudanto”, destaca Hinara.

O evento


Alunos e tutores se inscrevem e recebem kits do evento
Por volta das oito horas da manhã os alunos começaram a chegar e foram recepcionados com café da manhã e na sequencia assistiram à mesa de abertura, que contou com a presença da Pró-reitora de Graduação, Nídia Majerowicz, da professora Suemy Yukizaki, representante de EaD da UFRRJ e dos coordenadores Silvestre Prado de Souza Neto, coordenador de Administração à distância, Luciene Gouveia Batista, do curso de Administração presencial, Everaldo Gaião e Silva, coordenador de Administração de Três Rios, Evandro Correia da Silva, de Administração de Nova Iguaçu e Luciana Gonzalez, coordenadora de Turismo de Nova Iguaçu.

RU esteve na rota de locais a serem conhecidos na UFRRJ
Na sequencia os participantes assistiram à mesa redonda que debateu as Perspectivas de Futuro para os Cursos de Administração e Turismo, focados no Projeto Pedagógico dos Cursos e das conseqüências na Formação Profissional, com a presença da Pró-reitora de Graduação, Nídia Majerowicz, da Professora Tereza Catramby, do curso de Turismo e de Leonardo Fuerth, do Conse.lho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Depois os estudantes foram para o almoço, onde os alunos dos outros campi e dos cursos à distância puderam conhecer o Restaurante Universitário do campus sede.

Durante a tarde as atividades ficaram centradas no CAIC, onde foram realizados debates em grupos. Os participantes do evento foram divididos em oito turmas que abordaram os seguintes temas: O Papel do Tutor/Professor na Aprendizagem; as Formas de Maximizar o Aprendizado; A dicotomia entre a teoria e a prática; e a Formação do Administrador e do Profissional de Turismo. Cada grupo teve um relator que na última etapa do evento, apresentou o que foi debatido em sala para todos os demais participantes do evento, que se concentraram na quadra do CAIC, o que gerou bastante debate também entre os demais presentes.
Debates abordam relação entre teoria e prática

Enquanto tutora, Josilene Satyro Saldanha, do pólo de Resende enaltece a importância destes debates e explanações sobre o que pode ser melhorado na Rural. “Este debate é um ponto muito importante do evento para que a Rural ouça a opinião dos alunos e tutores, porque assim ela pode buscar melhorias e aperfeiçoamento das técnicas e dos materiais”, reforça Josilene.

A aluna do curso de administração presencial, Kelly Cristina Pereira de Lorena, do Instituto Multidisciplinar, destaca a importância da interação e dos debates. “Gostei muito deste evento, é uma troca de experiências com os demais alunos do ensino à distância e até mesmo com quem é do presencial. Debatemos sobre as diferenças das grades curriculares entre os cursos, sobre a importância da integração dentro de sala de aulas, e sobre a possibilidade de realizar pesquisa e extensão, é muito bom poder trocar informações”, destaca Kelly.

Crédito das fotos: Luiz Claudio Tavarez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário