quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meio Ambiente
Palestra no IF apresenta discussão sobre o Código Florestal

A discussão sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro entrou em pauta na Rural na quarta-feira, 11, na palestra do professor José de Arimatea, do Instituto de Florestas. O tema trata das recentes mudanças no código, com propostas do deputado federal Aldo Rebelo, que têm provocado polêmica no meio ambiental, político e também na sociedade civil. Realizada no Departamento de Produtos Florestais, no Instituto de Florestas, a palestra do professor da graduação e da pós tinha como tema “Pontos polêmicos nas mudanças em discussão do Código Florestal”.

Professor destaca pontos polêmicos de prjeto
Os quatro pontos polêmicos em que se baseou o evento tratam da tentativa de redução das áreas de preservação permanente, APPs, no caso das margens dos rios; a isenção das obrigações de fazer a recomposição de reserva legal para propriedades de até 440 hectares; a aceitação de irregulares áreas consolidadas de agricultura em propriedades que aderirem ao Programa de Recomposição Ambiental; e a anistia a quem manteve sua propriedade fora das normas do Código e aderir ao Programa. “O projeto do Aldo Rebelo, em si, é excelente, exceto pelos pontos polêmicos”, diz Arimatea.

A opinião do professor é de que, mesmo após as discussões na Câmara e no Senado, até agora sem datas definidas, esses pontos não serão radicalmente modificados, e terão grande impacto na área ambiental. Arimatea, que leciona disciplinas sobre política, economia e administração ligadas à engenharia florestal, trabalha na Rural há 25 anos e também participa de projetos para órgãos federais e estaduais, como o Ministério do Meio Ambiente e o governo de Sergipe. Segundo o professor, “O Brasil poderá ser a maior potência florestal do planeta; só ainda não é porque não decidimos nosso viés florestal”, esclarece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário