segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ciências Sociais
Diversidade na Universidade é tema de debate

O curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou na ultima quinta-feira (12) o debate “Diversidade na Universidade: Um Debate sobre a Intolerância”. Durante o evento, especialistas na área de Direitos Humanos, pesquisadores de Gênero e Sexualidade abordaram diversos aspectos que envolvem a questão da intolerância, desde fatores culturais, religiosos e até mesmo políticos.

Acadêmicos e docentes assistem debates sobre diversidades
A professora de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ, Luena Nunes, destaca a progressão da luta contra a intolerância no âmbito da Universidade. “Já vimos há algum tempo por parte da Reitoria, uma atitude no que tange ao trote. Já o debate mais aprofundado sobre diversidade e intolerância em todos os aspectos, seja sexual, religioso, cultural, está surgindo, visando também as questões psicológicas destes atos.”, destaca Luena.

Dois exemplos de diversidade na Universidade Rural são a Campanha contra o trote, que coíbe a prática de atividades humilhantes dos veteranos com relação aos alunos que estão entrando na Universidade e também a diversidade religiosa, característica marcante desta instituição, em virtude dos diferentes grupos presentes nesta instituição.

Proibição do trote

Desde 1996 a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em incentivo ao respeito da diversidade, proíbe, terminantemente, a prática de qualquer tipo de trote no âmbito desta Universidade.

Com a finalidade de coibir a prática, a Universidade salienta que o recebimento de denúncias por escrito ou a formalização de queixas junto à Divisão de Guarda e Vigilância sobre os vexames causados pela aplicação de trotes, ou ainda pelos transtornos provocados pela realização de festas nos corredores dos alojamentos, serão consideradas como infrações muito graves, passíveis de apuração através de sindicância ou de processo administrativo disciplinar, que poderão culminar em severas punições, inclusive, com o desligamento dos infratores.
Diversidade Religiosa

Ainda em busca de preservar e respeitar a diversidade dentro da Rural, é necessário destacar a multiplicidade que a mesma apresenta quanto aos grupos religiosos. Dentre os grupos cadastrados estão: A Aliança Bíblica Universitária (ABU), a Capelania Evangélica na UFRRJ, a  Célula Baurim Baruque, a Comunidade Evangélica dos Servidores da Universidade Rural, o Núcleo Espírita Universitária da Universidade Rural (NEU) e a Pastoral Universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário