quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estreia do Cine-PET com Almodóvar

Por Lucas Lacerda


Na última terça-feira (16), o auditório Paulo Freire recebeu a sessão de estreia do Cine-PET História. E o filme exibido foi o drama “A pele que habito”. A produção do espanhol Pedro Almodóvar traz um enredo carregado de suspense. O evento foi aberto em mesa composta pelo professor Ricardo de Oliveira, diretor do ICHS, e a professora Adriana Barreto.

A obra de 2011 conta a história de Robert Ledgard, famoso cirurgião plástico, que desenvolve em uma vingança um tanto louca, um mutante biotecnológico, Vera. O professor Alexander Martins, do departamento de História, é autoridade no assunto cinema, e foi o professor convidado da premiê do Cine-PET.

Segundo o doutor em História Social pela UFRJ, a transexualidade é ponto central na trama, que também conta com alusões ao Brasil e ao carnaval, fatores que são relacionados a temáticas como transexualidade e travestimento. O professor recomendou atenção às críticas do filme às codificações do feminino na sociedade, às configurações de família, e a resistência de Vicente através da ioga e de sua falsa submissão à identidade imposta por Robert.

O professor da casa, Alexander Martins, discorreu sobre as tensões na obra
Para Tarcisio Gomes, aluno do 7º período de História, é gratificante ver a realização do Cine-PET, projeto pensado há bastante tempo:

 - Essa ideia é antiga, de 2011. Uma das professoras iniciais do curso, a professora Margareth, me perguntou sobre alguma área de interesse específico no campo do PET. Não tinha nenhuma que me atraísse especificamente, e então eu sugeri um debate com filmes. É algo com que trabalho na minha monografia, pois uso como fonte – conta Tarcisio, que lembrou o progresso da ideia, as oficinas internas no PET-História, até o amadurecimento para tornar a iniciativa aberta ao público.

Para o estudante de História, felizmente essa convergência entre sua ideia, o interesse da professora Margareth, e a participação do professor Alexander trouxeram um bom resultado, que deve se repetir na próxima edição, prevista para 12 de agosto.

Quem participou do Cine-PET receberá certificado, além do ótimo debate, e da expectativa para as próximas edições. E é possível ler, no blog Espaço Acadêmico, o ensaio do professor Alexander Martins Vianna sobre o filme apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário