terça-feira, 30 de julho de 2013

Rural realiza sua IV Semana de Letras no IM

Por Mariana Ribeiro

O Instituto Multidisciplinar realizou entre os dias 15 e 19 de julho, a IV Semana do curso de Letras. Em cada dia do evento foram ministradas duas palestras, que foram proferidas por cinco professores convidados de Instituições do Rio de Janeiro e a professora Patrícia Fuentes-Lima da Universidade da Carolina do Norte- Chapel Hill, que articulou duas palestras nos dias 15 e 16.
A professora trabalha com o ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros em Chapel Hill e tratou do modo de ensinar Português para estadunidenses, mostrando a visão do estrangeiro em relação a nossa identidade e nossa a cultura.
O evento em si foi feito com intuito de tratar o uso da tecnologia no ensino das Línguas e tentar compreender se realmente essa parceria contribui ou prejudica o ensino na hora de  trabalhar questões de linguagem e cultura.



Na quinta (18), a palestrante Patrícia Góes, Graduada e Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ, é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual do Rio de Janeiro e membro da Equipe de Leitura da Secretaria de Educação de Duque de Caxias.

A palestrante falou sobre tecnologia na leitura e na literatura, onde apontou mecanismos tecnológicos que podem ser inseridos nas salas de aula, dando exemplos como o site book trailer que mostra os últimos lançamentos literários por meio de uma apresentação em filme que produz um interesse maior na hora de escolher um livro para leitura.

Os alunos de hoje fazem mais de uma coisa ao mesmo tempo, e isso faz com que essa nova geração seja mais sem paciência e mais inserida no meio tecnológico, o que impulsiona a escola a adequar seu método de ensino, se adaptando aos “novos” alunos da era tecnológica.
Existem novas tecnologias como: facebook, twitter, youtube, blogger entre outras, e se os alunos estão a maior parte do tempo utilizando esses recursos, nada melhor do que o professor migrar para eles também,  a fim de haver uma aproximação.

Os novos leitores, que já nasceram no mundo das redes, são mais flexíveis, empreendedores, criativos, e possuem grande aceitabilidade com o novo. E se há um novo leitor deve-se também ter um novo educador!
A existência de um novo leitor força o surgimento dessas tecnologias que requerem menos esforço e são bem mais ágeis. Transportar dez livros seria bem pesado e volumoso, mas com os avanços tecnológicos, dentro de um objeto leve, é possível carregar todos eles.




























Hoje o que importa é a quantidade e diversidade de fontes e não a qualidade do texto que se lê. Patrícia levantou os conflitos do livro com o computador, e levantou questões para reflexão, que ainda não possuem uma resposta como: Será que os livros vão acabar? Será que com os avanços tecnológicos vamos começar a ler mais?


A educadora deixou uma frase de Bill Gates, a fim de mostrar que até um dos pioneiros na revolução do computador pessoal sabia o valor de um livro.
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” - Bill Gates
“Espero que a partir das minhas experiências, que foram passadas hoje aqui, vocês possam colocar em prática o uso da leitura em sala de aula, e que sejam, antes de tudo, educadores apaixonados pela leitura”- despediu-se Patrícia Góes.
 
A angústia do fazer monográfico


A professora Doutora Denise Salim, foi uma das palestrantes da Semana de Letras. Ela atua como professora da disciplina Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica e abordou no evento as dificuldades de fazer uma monografia.
 
A angústia vem das perguntas iniciais como: Sobre o que eu vou fazer? Quem será meu orientador? Por onde eu começo? Como eu começo?

É preciso ter o compromisso de um olhar científico acerca dos textos lidos, e não ficar desesperado achando muito difícil, porque produzir um texto científico é sempre um desafio, até para uma pessoa experiente.
Um elemento fundamental para a qualidade textual é o uso adequado da Língua Portuguesa. As pesquisas pela internet devem ser cuidadosamente estudadas, pois nem todas as fontes são confiáveis.
Para que seja feito um trabalho bem feito, a escolha do tema deve estar vinculada ao prazer da realização dessa tarefa tão complicada.
“Temos qualidades adormecidas, e é no momento de escrever a monografia que essas qualidades devem ser despertadas e afloradas” – afirma Denise.

A Semana também contou com apresentações de alunos, que mostraram o resultado das pesquisas que eles vêm desenvolvendo em grupos de pesquisas, como orientandos dos professores de letras do IM.


Sessão de Pôsteres


Vanessa Romeu, Mariana de Oliveira e Thaís Vale, são alunas de Letras/Espanhol no Instituto Multidisciplinar e apresentaram no evento o trabalho realizado na disciplina Cultura hispânica  I, que trata da hispanidade nos Estados Unidos. A pesquisa focou na questão do funcionamento da identidade hispânica em outro país, que no caso dos EUA possui grande hegemonia econômica.
“Apresentar trabalho para muita gente pela primeira vez dá uma tensão, um branco, você não consegue ficar calma, mas tudo dá certo” – afirma Vanessa.

Houve uma mostra do andamento do trabalho dos formandos, abordando o que tem sido feito, os problemas e soluções que eles estão encontrando para desenvolver as suas linhas metodológicas de pesquisa.

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