quinta-feira, 31 de março de 2011

UFRRJ realiza I Encontro de Contação de Histórias


Tradições populares são apresentadas em Universidade
Encerra nesta quinta (31) o I Encontro de Contação de Histórias no Imaginário Social, que teve início na terça (29). O evento foi realizado no Salão Azul, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e contou com com palestras, vídeos-debate, mesas redondas, oficinas diversas entre outros.

Maurício dos Reis, professor do Colégio Gustavo Dutra e um dos organizadores do evento, explicita o objetivo destas atividades. “No geral, temos a intenção de trazer as tradições populares para dentro da Academia sem deixar que a mesma formalize essa arte. Para tal reunimos pessoas de diversas origens para debater essa arte.” Enfatiza Reis.


Alunas na UFV prestigiam evento na Rural 
O Encontro contou ainda com a presença de caravanas vindas de outras universidades. As participantes Letícia Bianca e Cleidiane Lamas, estudantes de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) afirmam a satisfação em participar do evento. “Superou nossas expectativas”, conta Cleidiane. Letícia ainda destaca a importância da Contação de Histórias. “Com a contação conseguimos ir além. As idéias estão borbulhando.”, comenta entusiasmada.
Vale ressaltar que o evento promoveu a integração social e contou com intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) durante toda a programação. A realização é uma parceria do Departamento de Psicologia, Departamento de Economia Doméstica, Decanato de Extensão, Decanato de Ensino de Graduação, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.
Inscrições para Programa de Mobilidade com bolsa seguem até dia 08
O Decanato de Ensino de Graduação prorrogou para o dia oito de abril o prazo das inscrições para a seleção de bolsistas que irão participar do Programa Andifes/Santander de mobilidade Acadêmica.
Serão disponibilizadas cinco bolsas para os alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de 2011 na UFRRJ, sendo que, três destas bolsas são destinadas à ampla concorrência e as outras duas são destinadas à alunos de classes populares.  Caso não haja preenchimento total destas últimas, as vagas serão disponibilizadas para os candidatos de ampla concorrência.
Os estudantes selecionados poderão cursar disciplinas em outras Instituições Federais de Ensino Superior durante o 2º período letivo de 2011, com aproveitamento dos créditos das disciplinas escolhidas pelo discente, e autorizadas pela coordenação do curso. Além disso, eles também terão direito a uma bolsa de R$ 2.500,00, a ser paga em cinco parcelas de R$ 500,00 durante o 2º semestre de 2011 e destinada aos custeios pessoais.
As inscrições podem ser realizadas no Decanato de Ensino de Graduação quando o aluno deverá entregar, em envelope lacrado, uma série de documentos, conforme listados no edital.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ciência Móvel diverte e leva conhecimento na UFRRJ
Estudantes têm contato com o mundo científico através do projeto.
O segundo dia das atividades do “Ciência Móvel” (Caminhão da Ciência da Fiocruz) na UFRRJ estava movimentado.  Mais de mil crianças e adolescentes de colégios da região participaram deste projeto que leva experiências científicas e culturais para locais afastados dos grandes centros.
O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos dispõe de equipamentos e experimentos que interagem com o visitante, abordando temas ligados à preservação do meio ambiente, saúde, fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico. A estudante da 6ª série, Bruna Machado, da Escola Nelson Antelo Romar (CIEP 155), aprovou o projeto. “Achei muito interessante porque foi a primeira vez que tive contato com estes aparelhos científicos”, conta a garota.
Os professores que acompanharam seus alunos também puderam participar do Ciência Móvel, como a professora de química, Maria Aparecida, do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR). “A ciência, junto com os equipamentos, é sempre importante para aprimorar o que ensinamos aos alunos.”
Dária Helena, estudante do 10º período de Licenciatura em Ciências Agrícolas e bolsista do PIBID, está ajudando na organização do evento. Segundo relata Dária, dá para ver que os visitantes estão gostando bastante do projeto. “É uma novidade para eles, já que muitos destes equipamentos não têm em sala de aula.
    Planetário
Planetário exibe constelações e ensina sobre o universo.
Uma das exposições que está chamando a atenção dos visitantes é o planetário. A cabine em formato circular, totalmente fechada e escura, projeta nas paredes as principais constelações vista à olho nu. Girlaine Lopes, estudante do 3º ano do Colégio Jannette S. C. Mannarino, participou do planetário e conta que aprendeu muito. “O planetário é incrível! Aprendi que existem estrelas maiores que o sol e que podemos vê-las à noite”, relatou a estudante. Para Juliana Soares, professora do Colégio Jannette, o Ciência Móvel é incrível. “O projeto é muito bom porque leva a ciência para lugares mais distantes, gerando conhecimento a todos.”

O Ciência Móvel estará aberto a visitação até sexta-feira, das 9h às 16h, no Caic Paulo Dacorso Filho, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Mobilização contra o aterro nesta quarta (31) será na Assembléia Legislativa

Amanhã (31), a comunidade de Seropédica e da UFRRJ realizarão uma manifestação na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro para denunciar o crime ambiental e sócioeconômico que representa o Aterro Sanitário que trará nove mil toneladas diárias de lixo para as vizinhanças da UFRRJ.

Confira o restante da matéria no Blog: seropedicalimpa.blogspot.com

terça-feira, 29 de março de 2011


UFRRJ recebe Caminhão da Ciência da Fiocruz
 

Estudantes visitaram as exposições

Tiveram início nesta terça (29) as atividades do Caminhão da Ciência da Fiocruz na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Crianças e adolescentes de colégios da região puderam conferir exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para toda região Sudeste do Brasil. 
O coordenador de educação do “Ciência Móvel”, professor Marcus Soares, enfatiza o objetivo do projeto. “O objetivo é levar bens culturais aos locais que não têm, principalmente os mais afastados dos grandes centros. É certo que existem pequenas cidades que possuem museus, entre outros, porém, poucas. Nosso objetivo é alcançar as que não têm. O projeto existe há quatro anos e é uma parceria da Fiocruz com a CECIERJ”, explica Soares.
  
Exposição de material científico 

Na Rural o Caminhão foi trazido por uma parceria do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) e tem por objetivo despertar nos estudantes a importância da educação, conforme descreve a coordenadora do PIBID, professora Lana Fonseca. “O objetivo do PIBID é promover o contato dos licenciandos com a escola. A partir do momento em que eles conhecem o cotidiano da escola eles se apaixonam. Se conseguirmos com que eles conheçam e entendam o que é ser professor, creio que alcançaremos o nosso objetivo. E por outro lado acho que as escolas ganham muito, porque com os projetos do PIBID elas ampliam a visão e conseguem enxergar outras coisas que sozinha não conseguiriam. E com o caminhão aqui podemos ampliar ainda mais as nossas possibilidades.” relata Lana.


O Caminhão da Ciência estará no CAIC de terça (29) à sexta-feira nos horários de 9h as 16h.

Universidade preenche últimas vagas para os cursos do primeiro semestre
UFRRJ amplia número de convocados para preencher as vagas
Na última sexta-feira (25/03), foram convocados os candidatos da última chamada da lista de espera do processo seletivo para o primeiro semestre de 2011.
O edital com a lista de convocados foi disponibilizado no site do DEG na última quarta-feira (23) e chamou um número de candidatos dez vezes maior do que o número de vagas remanescentes. O preenchimento das mesmas só pode ser realizado com a apresentação do candidato ou de seu representante legal, até às 13h30, quando a porta do auditório Gustavo Dutra, foi fechada.
A matrícula dos candidatos foi realizada de acordo com a ordem de classificação do SiSU e o número de vagas disponíveis em cada curso e, segundo a Decana de Ensino e Graduação da Universidade,  Nídia Majerowicz, 99% das vagas disponíveis foram preenchidas. “Preencher todas as vagas é importante por permitir a oferta máxima de oportunidades a todos os que querem e buscam estudar numa universidade pública e gratuita como a UFRRJ, sustentada pelos impostos do povo brasileiro” enfatiza a Decana. 

Candidatos contemplados com vagas 
realizam a matrícula
Após conferirem documentos e efetivarem suas matrículas, o sentimento dos estudantes era unânime, conforme descreve Erica Pereira, do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. “"Chegamos desesperados, agora estamos felizes e aliviados", diz  a nova universitária. As candidatas ao curso de Administração Integral, Larissa Fernandes e Isabela Albuquerque revelam a emoção de passar na última hora para uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Parecia tão impossível entrar”, revela Larissa. “Estamos tremendo muito, coração batendo à mil”, conta Isabela.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Caminhão da Ciência chega à Rural amanhã (29)
A partir desta amanhã (29) o Caminhão da Ciência, do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, da Fiocruz estará no Caic Paulo Dacorso Filho, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
As atividades, que integram o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), estarão abertas até o dia primeiro de abril. O horário de visitas será das 9h às 16h, período no qual as pessoas terão possibilidade de conhecer este museu itinerante, que leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para a região Sudeste do Brasil.
Você pode conhecer um pouco mais sobre o Caminhão da Ciência pelo site: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=222
Para outras informações: (21) 2682-2911

sexta-feira, 25 de março de 2011

Caminhão da Ciência estará na UFRRJ nesta terça (29)

Rural recebe Caminhão da Ciência na terça
foto: divulgação Fiocruz

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebe na próxima terça (29) o Caminhão da Ciência, do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, da Fiocruz. A atividade integra o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID).
O caminhão estará localizado no Caic Paulo Dacorso Filho até o dia primeiro de abril, aberto à visitas das 9h às 16h, período no qual as pessoas terão possibilidade de conhecer este museu itinerante, que leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para a região Sudeste do Brasil.
Você pode conhecer um pouco mais sobre o Caminhão da Ciência pelo site: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=222
Para outras informações: (21) 2682-2911

quinta-feira, 24 de março de 2011


Campeonato de Bocha Paraolímpica acontece nesta sexta (25)

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Seropédica, sediará o Campeonato Regional de Bocha Paraolímpica 2011, que acontece entre os dias 25 e 27 de março na Praça de Desportos da Rural.
O evento começa na noite desta quinta (24) com um curso e continua na sexta (26) com abertura oficial às 15h.
No sábado (27) os jogos começam às nove horas e ocorre durante todo o dia. O Campeonato é uma realização da Associação Nacional de Desportos para Deficentes (ANDE).
A Bocha

Bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.
O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes.
Segundo historiadores, o jogo teria suas origens no Egito e na Antiga Grécia, quando objetos de formatos esféricos - pedras redondas eram utilizados para praticar jogo semelhante. Tradicionalmente a bocha é praticada por idosos, no entanto, o quadro vem mudando nos últimos anos, com a adesão de jovens ao esporte.
Outras informações podem ser obtidas com o Prof. Valter Bittencourt: (21) 7858-4715 ou 2682-2800 ou sede da ANDE: (21) 2220-1314

 
UFRRJ divulga lista de convocados do processo seletivo 2011-1

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta (23) a lista de convocação dos candidatos ao processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2011.
Nesta última chamada a Universidade convocará um número de candidatos dez vezes maior do que o número de  vagas  restantes.  O preenchimento das mesmas será realizado somente com a apresentação do candidato ou do seu representante legal nesta sexta (25), no Campus de Seropédica, entre as 13h e às 13h30, impreterivelmente, no Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão - P1).
Neste dia, a partir das 13h30 será realizada a chamada e matrícula dos candidatos de acordo com a ordem de classificação do Sisu. É necessária a apresentação de todos os documentos exigidos em edital para matrícula, especialmente o comprovante de conclusão de Ensino Médio e para histórico escolar, sem o qual a matrícula não poderá ser efetivada.
O edital completo pode ser conferido na seção de legislação:

segunda-feira, 21 de março de 2011

PEC-G Recebe Estudantes Africanos no Primeiro Período Letivo de 2011

O PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) recepcionou seus calouros do primeiro período letivo de 2011 no último dia 18 de março. A programação contou com atividades diversas como vídeo-debates, palestras, entre outros.
A recém-chegada Célcia Patrícia Matos, natural de Angola, não esconde sua satisfação em poder realizar um sonho. “Sempre quis fazer curso superior fora. Espero aprender bastante aqui no Brasil.”, declara a caloura de Geologia, que afirma ter se decidido após muita pesquisa e opiniões. “Pesquisei na internet e vi que o Brasil oferecia bons cursos. Pedi opinião de professores de lá e me decidi.”
No total, quatro estudantes angolanos, um cabo-verdiano e dois guineenses chegaram à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o primeiro período de 2011.
O Programa
Programa PEC_G recepciona calouros da África na Universidade Rural
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros para realizar estudos de graduação no país. 
Camila Eller Gomes, coordenadora do PEC-G UFRRJ incentiva os calouros e deseja boas vindas. “Eles já são vencedores por serem selecionados. Que sejam bem vindos e aproveitem essa oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Sucesso!”, almeja Camila.

CELING recebe mais de 600 inscrições no primeiro semestre de 2011

Desde o segundo período de 2010, o Centro de Estudo de Línguas da UFRRJ (CELING) oferece cursos de idiomas (português, inglês e espanhol) para alunos da Rural e população de Seropédica e Nova Iguaçu. Neste ano, mais de 600 pessoas se inscreveram no projeto, que é gratuito e desenvolvido pelo curso de Letras.
As aulas do primeiro período de 2011 iniciaram no dia 21 e têm o término previsto para nove de julho. A duração do curso é de duas horas semanais, totalizando uma carga horária de 40 horas. Estas horas valerão, também, como atividade complementar.
Cursos oferecidos pelo CELING:

Curso
Campis / Horário
Espanhol Básico I
Nova Iguaçu: 2ª feira - 13h às 15h
Seropédica: 6a feira - 13h às 15h               
Espanhol Básico II
Nova Iguaçu: 2ª feira - 13h às 15h
Seropédica: 6a feira - 13h às 15h
Inglês Instrumental: leitura
Nova Iguaçu: 2ª feira - 13h às 15h
Seropédica: 6a feira - 13h às 15h ou 15h às 17h
Redação para Vestibular
Nova Iguaçu: 2ª feira - 13h às 15h
Seropédica: 6a feira - 13h às 15h
Gramática do português: nível I
Nova Iguaçu: 2ª feira - 13h às 15h
Seropédica: 6a feira - 15h às 17h

Para informações sobre a ementa de cada curso, acesse www.ufrrj.br/eventos/celing/

quinta-feira, 17 de março de 2011


I Encontro de Recepção de Alunos Calouros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFRRJ

Programação

09h às 09h30 – Abertura
09h30 às 10h – Apresentação feita pelos alunos do PEC-G, com o título “A Nossa História”
10h às 10h15 – Intervalo
10h15 às 12h – Exibição do Curta-Metragem “Identidades em Trânsito”, em seguida, debate com os diretores do curta Daniele Ellery e Márcio Câmara
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Mesa Redonda “Cultura Brasileira”
Moderador: Prof. Nilton Sousa (DPSI)
Profª Patrícia Reinheimer (DCS)
Profª Luena Pereira (DCS)
14h às 14h15 – Intervalo
14h15 às 16h – Exibição do documentário “Língua – Vidas em Português”, em seguida, debate conduzido pela coordenadora do curso de Letras em Seropédica, Profª Maria do Rosário Roxo.
16h às 17h – Passeio pelo campus da UFRRJ (Seropédica)


O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. Serão recebidos em 2011 na Rural quatro estudantes angolanos, um cabo-verdiano e dois guineenses.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Publicado em março de 2011

Agenda

Dia 17 de março de 2011
Show com a banda GAIATOS EM GAIA
Local: Auditório Gustavo Dutra (Gustavão)
Horário: 17h
Entrada gratuita


Dia 19 de março de 2011
Apresentação da peça teatral ÓPERA DOS VIVOS  - 1º ato com a companhia do latão
Local: Auditório Gustavo Dutra (Gustavão)
Horário: 19h
Entradas limitadas

terça-feira, 15 de março de 2011

Publicado em março de 2011

Conheça o que te oferece a Universidade mais linda do Brasil...

UFRRJ tem diversos projetos para facilitar permanência
A UFRRJ volta às aulas e inicia seu período letivo de 2011. É hora dos veteranos retomarem a vida acadêmica com todo o fôlego e receberem os calouros 2011-1. O DEG parabeniza os calouros e deseja boas-vindas a estes estudantes, que iniciam uma nova e maravilhosa fase de descobertas e crescimento intelectual, profissional e pessoal.

Mas, o que é o DEG? Não se preocupe. Vamos ajudá-lo a situar-se na Rural.

Uma universidade centenária

Sabe a alegria que sentiu quando viu seu nome na lista de aprovados? Pois é calouro, agora você está na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o maior campus da América Latina, com sede em Seropédica e campi em Nova Iguaçu, Três Rios e Campos de Goytacases.

Você passou a fazer parte de um grupo de mais de 12 mil estudantes distribuídos entre 55 cursos presenciais e dois cursos à distância em uma instituição que completou 100 anos de educação em 2010. Atualmente, dispõe de cerca 1030 professores efetivos, sendo 99% com nível de mestrado ou doutorado que atuam em diferentes áreas do conhecimento, cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

E qual é a função do DEG na Rural?

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem a função de coordenar, supervisionar e responsabilizar-se pelas atividades relativas ao ensino de graduação, tais como matrículas, controle e espaço acadêmico, freqüência, expedição de certificados, diplomas, análise técnica-pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento da regulação e avaliação dos cursos de graduação, além de outras.

Nos últimos anos, o DEG tem assumido a coordenação de inúmeros projetos e programas que fazem toda a diferença na sua formação (PET, PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA, PROMISAES, Bolsa Mérito). Em resumo, o DEG acompanha a vida acadêmica do aluno, desde sua admissão e matrícula até o registro de seu respectivo diploma. A secretaria do DEG funciona na sala 92 do Prédio Principal (P1) da universidade. Devido à reforma do estatuto da UFRRJ, em breve, o DEG será chamado de Pró-reitoria de Graduação.

Conhecendo o campus

Abaixo seguem informações que serão úteis à sua vida acadêmica. Conheça as oportunidades!

Permanência

Tão importante quanto entrar na UFRRJ é poder participar e concluir o curso com ótimo aproveitamento. Com o objetivo de apoiar alunos com carência de recursos financeiros a Universidade oferece a Bolsa Permanência. Este programa destina-se a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, visando à oferta de apoio para alimentação, transporte, moradia e apoio acadêmico, além do acesso ao atendimento psicossocial, promovendo a permanência do estudante durante o tempo regular do seu curso nos campi de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.

Alimentação

No campus Seropédica, a UFRRJ também oferece a Bolsa Alimentação no restaurante universitário (RU), concedida através da análise da documentação comprobatória de renda. O discente deve estar desenvolvendo atividade acadêmica sob a orientação de um professor no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Com o benefício, o bolsista tem a alimentação gratuita no Restaurante Universitário.

Para mais informações sobre ambas as bolsas, acesse http://www.ufrrj.br/decanatos/dae/sba/.

Segue abaixo um quadro de horários de funcionamento do Restaurante Universitário




Segunda a Quinta
Sexta-Feira
Finais de Semana e Feriados
Café da Manhã
6:30 às 8:00
6:30 às 8:00
07:00 às 08:00
Almoço
11:00 a 13:15
11:00 à 13:00
11:00 às 12:00
Jantar
17:30 às 19:15
17:30 às 19:00
             _




Saúde


Posto de Saúde funciona 24h por dia

A Universidade dispõe de um Posto de Saúde (PS/UFRRJ) com atendimento 24h, com localização entre o Hotel Universitário e os alojamentos femininos. No período do surto de dengue, o Posto, em parceria com a Prefeitura de Seropédica, realiza exames de sangue gratuito. O PS/UFRRJ realiza atendimento ambulatorial primário e faz remoções em casos mais sérios. 

Estudos

A Biblioteca Central funciona de 8h às 22h. Para fazer empréstimos de livros é necessário ter a carteirinha na Biblioteca, podendo o aluno ficar com o livro por até sete dias. Em casos de atraso, será cobrada multa diária de R$1,00 (um real) por livro. Documentos necessários para o pedido de carteirinha: comprovante de residência de origem, carteira do estudante, foto 3x4, comprovante de matrícula e preencher um formulário disponibilizado na recepção da Biblioteca.

Esporte


A Praça de Desportos da UFRRJ é aberta ao público das 7h às 19h, de terça-feira a domingo e feriados. No local é possível praticar diversas modalidades esportivas, uma vez que o ambiente possui quadras, piscina, academia, entre outros.  Para tal, é necessário fazer a carteirinha na Atlética Universitária próximo à Sala de Estudos.

Transporte

Todos os dias, o micro-ônibus da Rural circula entre o campus e o km49 nos seguintes horários:

·         07h40 - sai do km49 para a Rural;
·         11h30 - Sai da Rural para o km49;
·         13h45 - sai do km49 para a Rural;

Para visitar

Jardim Botânico: O Jardim conta com exposições em Bromeliário e Orquidário, além de Carpoteca (coleção de sementes). Localizado atrás do Prédio Principal (P1) o local é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.


Centro de Memória: É um espaço onde reúne móveis, fotografias, jornais, dados e objetos que retratam a história da universidade. O museu, recentemente reformado, possibilita um passeio pela história da Rural. Localiza-se na sala 7 do P1 e é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, de 10h às 12h e 13h às 16h30.

Arte e Música:


O Centro de Arte e Cultura da UFRRJ (CAC) oferece aulas de dança, música (piano, guitarra e violão) e artes plásticas, gratuitamente. O CAC funciona na antiga Light, em frente ao campus da universidade. 

Outra atividade cultural é o Coral da UFRRJ. Os ensaios são às segundas, terças e quartas, das 13h às 18h. Ele se apresenta dentro do campus (toda 1ª quarta-feira do mês no Hall do P1, às 12h) e também realiza apresentações externas ao campus. Para participar do coral é preciso procurar o maestro Obadias na sala 62 durante os horários de ensaio.