terça-feira, 15 de março de 2011

Publicado em março de 2011

Conheça o que te oferece a Universidade mais linda do Brasil...

UFRRJ tem diversos projetos para facilitar permanência
A UFRRJ volta às aulas e inicia seu período letivo de 2011. É hora dos veteranos retomarem a vida acadêmica com todo o fôlego e receberem os calouros 2011-1. O DEG parabeniza os calouros e deseja boas-vindas a estes estudantes, que iniciam uma nova e maravilhosa fase de descobertas e crescimento intelectual, profissional e pessoal.

Mas, o que é o DEG? Não se preocupe. Vamos ajudá-lo a situar-se na Rural.

Uma universidade centenária

Sabe a alegria que sentiu quando viu seu nome na lista de aprovados? Pois é calouro, agora você está na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o maior campus da América Latina, com sede em Seropédica e campi em Nova Iguaçu, Três Rios e Campos de Goytacases.

Você passou a fazer parte de um grupo de mais de 12 mil estudantes distribuídos entre 55 cursos presenciais e dois cursos à distância em uma instituição que completou 100 anos de educação em 2010. Atualmente, dispõe de cerca 1030 professores efetivos, sendo 99% com nível de mestrado ou doutorado que atuam em diferentes áreas do conhecimento, cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

E qual é a função do DEG na Rural?

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem a função de coordenar, supervisionar e responsabilizar-se pelas atividades relativas ao ensino de graduação, tais como matrículas, controle e espaço acadêmico, freqüência, expedição de certificados, diplomas, análise técnica-pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento da regulação e avaliação dos cursos de graduação, além de outras.

Nos últimos anos, o DEG tem assumido a coordenação de inúmeros projetos e programas que fazem toda a diferença na sua formação (PET, PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA, PROMISAES, Bolsa Mérito). Em resumo, o DEG acompanha a vida acadêmica do aluno, desde sua admissão e matrícula até o registro de seu respectivo diploma. A secretaria do DEG funciona na sala 92 do Prédio Principal (P1) da universidade. Devido à reforma do estatuto da UFRRJ, em breve, o DEG será chamado de Pró-reitoria de Graduação.

Conhecendo o campus

Abaixo seguem informações que serão úteis à sua vida acadêmica. Conheça as oportunidades!

Permanência

Tão importante quanto entrar na UFRRJ é poder participar e concluir o curso com ótimo aproveitamento. Com o objetivo de apoiar alunos com carência de recursos financeiros a Universidade oferece a Bolsa Permanência. Este programa destina-se a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, visando à oferta de apoio para alimentação, transporte, moradia e apoio acadêmico, além do acesso ao atendimento psicossocial, promovendo a permanência do estudante durante o tempo regular do seu curso nos campi de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.

Alimentação

No campus Seropédica, a UFRRJ também oferece a Bolsa Alimentação no restaurante universitário (RU), concedida através da análise da documentação comprobatória de renda. O discente deve estar desenvolvendo atividade acadêmica sob a orientação de um professor no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Com o benefício, o bolsista tem a alimentação gratuita no Restaurante Universitário.

Para mais informações sobre ambas as bolsas, acesse http://www.ufrrj.br/decanatos/dae/sba/.

Segue abaixo um quadro de horários de funcionamento do Restaurante Universitário




Segunda a Quinta
Sexta-Feira
Finais de Semana e Feriados
Café da Manhã
6:30 às 8:00
6:30 às 8:00
07:00 às 08:00
Almoço
11:00 a 13:15
11:00 à 13:00
11:00 às 12:00
Jantar
17:30 às 19:15
17:30 às 19:00
             _




Saúde


Posto de Saúde funciona 24h por dia

A Universidade dispõe de um Posto de Saúde (PS/UFRRJ) com atendimento 24h, com localização entre o Hotel Universitário e os alojamentos femininos. No período do surto de dengue, o Posto, em parceria com a Prefeitura de Seropédica, realiza exames de sangue gratuito. O PS/UFRRJ realiza atendimento ambulatorial primário e faz remoções em casos mais sérios. 

Estudos

A Biblioteca Central funciona de 8h às 22h. Para fazer empréstimos de livros é necessário ter a carteirinha na Biblioteca, podendo o aluno ficar com o livro por até sete dias. Em casos de atraso, será cobrada multa diária de R$1,00 (um real) por livro. Documentos necessários para o pedido de carteirinha: comprovante de residência de origem, carteira do estudante, foto 3x4, comprovante de matrícula e preencher um formulário disponibilizado na recepção da Biblioteca.

Esporte


A Praça de Desportos da UFRRJ é aberta ao público das 7h às 19h, de terça-feira a domingo e feriados. No local é possível praticar diversas modalidades esportivas, uma vez que o ambiente possui quadras, piscina, academia, entre outros.  Para tal, é necessário fazer a carteirinha na Atlética Universitária próximo à Sala de Estudos.

Transporte

Todos os dias, o micro-ônibus da Rural circula entre o campus e o km49 nos seguintes horários:

·         07h40 - sai do km49 para a Rural;
·         11h30 - Sai da Rural para o km49;
·         13h45 - sai do km49 para a Rural;

Para visitar

Jardim Botânico: O Jardim conta com exposições em Bromeliário e Orquidário, além de Carpoteca (coleção de sementes). Localizado atrás do Prédio Principal (P1) o local é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.


Centro de Memória: É um espaço onde reúne móveis, fotografias, jornais, dados e objetos que retratam a história da universidade. O museu, recentemente reformado, possibilita um passeio pela história da Rural. Localiza-se na sala 7 do P1 e é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, de 10h às 12h e 13h às 16h30.

Arte e Música:


O Centro de Arte e Cultura da UFRRJ (CAC) oferece aulas de dança, música (piano, guitarra e violão) e artes plásticas, gratuitamente. O CAC funciona na antiga Light, em frente ao campus da universidade. 

Outra atividade cultural é o Coral da UFRRJ. Os ensaios são às segundas, terças e quartas, das 13h às 18h. Ele se apresenta dentro do campus (toda 1ª quarta-feira do mês no Hall do P1, às 12h) e também realiza apresentações externas ao campus. Para participar do coral é preciso procurar o maestro Obadias na sala 62 durante os horários de ensaio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário