terça-feira, 15 de março de 2011

Publicada em dezembro de 2010

DEG fecha 2010 com balanço positivo e vários projetos para 2011

Rural comemora seu centenário e grandes vitórias em 2010
Em 2010, ao comemorar 100 anos de sua origem institucional, a UFRRJ vivenciou o início das atividades de 12 novos cursos de graduação, completando o ciclo de expansão vinculado ao REUNI.


Neste ano, a Rural passou a ter 55 opções de graduação presencial distribuídos em seus três Campi: Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios. Outra novidade foi o acesso aos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISu), fundamentado na avaliação do ENEM.
A chegada dos novos cursos foi tão comemorada quanto boa avaliação alcançada pela Universidade na renovação de reconhecimento de seis cursos tradicionais, bem como no processo avaliativo para fins de autorização dos cursos de Direito e Psicologia, e no reconhecimento dos cursos de Pedagogia.

Para ampliar o auxílio aos estudantes com carência de recursos financeiros, a UFRRJ implantou a Bolsa Permanência oferecida em quatro modalidades: Apoio à Moradia, ao Transporte, à Alimentação e Didático-Pedagógico.

A universidade também se engajou no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do MEC (PARFOR)recebendo 158 professores nas suas licenciaturas regulares, duas turmas de Pedagogia no Instituto Multidisciplinar (IM) e uma turma de segunda licenciatura em Filosofia (ICHS/IM). A primeira turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo iniciou suas atividades, representando um salto no atendimento às demandas dos movimentos sociais.

A Graduação também foi contemplada com uma série de projetos aprovados no decorrer do ano, como a ampliação do número de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que passou de três para onze, o Programas de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES), o projeto “Descobrindo e Construindo Novos Talentos na Educação Básica de Seropédica” pelo programa “Novo Talentos” da CAPES.

Em 2010, o campus de Nova Iguaçu foi inaugurado
No dia 24 de junho foi inaugurado o Campus de Nova Iguaçu, que passou a oferecer uma melhor estrutura à comunidade acadêmica. 

Em Três Rios, as aulas ainda estão sendo realizadas em locais provisórios, no entanto, as obras do novo Campus já estão em fase adiantada. No campus de Seropédica, uma nova biblioteca, o pavilhão de aulas teóricas e o complexo de laboratórios de aulas práticas estão sendo construídos.  

A avaliação positiva de 2010 projeta expectativas de melhorias significativas para o próximo ano com o fortalecimento institucional na perspectiva da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, mantendo o caráter de Universidade pública, gratuita e de qualidade, com compromisso social. A comunicação é um bem valioso e extremamente necessário para democratizar a informação, dar visibilidade e contribuir para o alcance de tais objetivos. Neste sentido, tem atuado o Boletim Informativo do Decanato de Ensino de Graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário