quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rural entrevista candidatos ao intercâmbio em Portugal

Por Kleber Costa
A partir das 9h35 de hoje (25), se concentravam em frente à sala 130 do Pavilhão Central da UFRRJ, jovens em busca de uma grande oportunidade, a seleção de cinco pessoas para participar do programa de mobilidade do Santander para Universidades portuguesas. Nesta última etapa, a pró-reitora de Graduação, Nídia Majerowicz e os professores Gabriela Rizo e Valdomiro Neves Lima  realizaram as entrevistas com cada candidato.
Professores entrevistam alunos para mobilidade
Aqueles que forem contemplados receberão uma parcela única no valor de R$ 7.749,06 do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, para auxiliar os gastos dos estudantes. O intercâmbio tem duração de seis meses.
Entre os 16 candidatos a cinco vagas, está o graduando do 8º período em Educação Física César Rafael Marins Costa. Ele diz estar confiante nesta etapa do processo “O mais difícil já passou, foi a primeira etapa. Quando soube que eram mais de 80 candidatos, achei que não teria condições de passar e minhas esperanças acabaram. Foi uma surpresa estar entre os quinze selecionados, esta última fase deve ser como uma entrevista para estágio ou monitoria. Estou mais calmo agora, pois já tive essas experiências antes”, afirma o estudante.
Já o estudante do 7º período de Filosofia Rodrigo Santos Pinto de Oliveira, se mostra apreensivo nesta etapa da seleção “A expectativa é grande e não sei o que vou encontrar lá dentro, fico até um pouco tenso por conta disso. Mas espero este intercâmbio desde o meu primeiro ano de faculdade, pois meu projeto de pesquisa tem uma bibliografia toda lusitana”, afirma o aluno.
César acredita que na hora da entrevista, os professores queiram saber suas intenções, objetivos e motivos para o intercâmbio “Isto na minha cabeça já está bem fixado”, revela o candidato. O universitário, caso classificado, deve ir para a Universidade do Porto e diz que a escolha pela Instituição se deve por ela não ver a Educação Física apenas como licenciatura, mas também como área da ciência. Existe uma preocupação com a saúde e estudos sobre a qualidade de vida dos idosos, estudo aproximado com o que o estudante já realiza na Rural.
Aluno busca intercâmbio em Portugal
Costa, até o momento, não revelou que participa do processo seletivo do intercâmbio para a família e amigos, e ele não faz ideia da reação dos familiares se tudo der certo “Alguns colegas ficaram sabendo, pois uma amiga viu meu nome na lista dos pré-selecionados e publicou no Facebook, mas eu expliquei a todos que falta ainda uma fase”, conta.
A estudante de História Lívia de Barros Salgado acompanhou o namorado, Rafael de Paula Almeida, que realiza a entrevista e é da mesma classe da namorada. Ela apoia Rafael nesta oportunidade que considera única e vai ficar esperando o namorado até ele voltar de Portugal caso seja aprovado na seleção. O casal está junto há oito meses.
Na sexta (27), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro divulga os nomes dos cinco estudantes que terão a oportunidade de continuar os estudos em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário