Por
Kleber Costa
A
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realiza nos dias 04 e 05 de julho,
as matrículas dos estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de
Seleção Unificada (SiSU) 2012/2. Os selecionados para ingressarem no segundo
semestre de 2012, devem se dirigir munidos da documentação exigida ao
respectivo campus da UFRRJ onde o aluno foi aprovado. Veja os endereços dos três campi no site: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2012
Os calouros precisam ficar atentos à escala de matrícula, pois existem dias específicos para a
realização da matrícula conforme o curso escolhido:
CAMPUS
|
04 de julho (quarta)
|
05 de julho (quinta)
|
||
Sede (Seropédica)
|
|
|
||
Nova Iguaçu
|
|
|
||
Três Rios
|
Administração
|
A
seguir, está a relação de documentos exigidos na hora da matrícula, atenção!
-
Cédula de identidade (original e fotocópia);
-
Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
-
Histórico escolar com certificado de conclusão ou certificado de conclusão e
histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com
assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
-
Documento militar, para candidatos do sexo masculino: Certificado de Dispensa
de Incorporação (CDI) ou Certificado de Reservista (CR) ou Carteira de Militar
(ATIVO) ou, provisoriamente, o Certificado de Alistamento Militar (CAM)
(original e fotocópia), provando estar em dia com suas obrigações militares;
-
Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos
com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
-
Uma foto 3x4 recente e de frente.
Às
pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem
ficar atentas, pois há documentos específicos:
-
Quem optou pelo bônus de 10% deve comprovar que cursou do sexto ao nono ano do
ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integralmente
em escola pública e que tenha sido aprovado em todas as séries, por meio de
histórico escolar.
-
Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação afirmativa de cotas,
devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas
públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da
matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do
contrato de trabalho.
É
importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio
impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer
documento acima relacionado impedirá a matrícula no segundo período do curso de
graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo
SiSU 2012/2 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição
Pública de Educação Superior de acordo com a Lei. 12.089 de 11 de novembro de 2009.
Outras modalidades de matrículas
- Matrícula
realizada por procuração
Esta é uma
modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo
candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e
documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes
para representá-lo junto à UFRRJ e matriculá-lo.
- Matrícula feita
por pais ou responsáveis:
É uma modalidade de
matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que
estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento
da matrícula.
-
Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro
Os
alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a
matrícula presencialmente podem fazer a matrícula via e-mail/correios,
RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL, SEGUINDO REGISTRO DE
ENVIO E RECEBIMENTO REGISTRADO NO RECEBIMENTO DO EMAIL.
Para
enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:
1.
Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;
2.
Scannear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os
documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;
3.
Enviar e-mail para acessoufrrj@gmail.com;
4.
Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de
matrícula;
5.
Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que
pertence ao aluno);
6.
Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula,
acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta
Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente
à data de matrícula (não serão aceitos documentos com data de postagem
posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de
documentação):
Endereço:
Pró-Reitoria
de Graduação, Sala 96
BR
465 – Km 07, Seropédica
CEP:
23890-000
7.
Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para
tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;
8.
Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na
sua coordenação de curso até o décimo dia útil após o início das aulas para
confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.
A
Pró-Reitoria de Graduação recomenda que os documentos por e-mail sejam enviados
preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas
há tempo hábil para solucioná-los.
Outras
informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário