quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sala de Cultura receberá vernissage de mostra


Nesta quarta-feira (10), às 20h20, na Sala de Cultura, haverá o vernissage da mostra de desenhos “Rasta Pedra” do estudante de Licenciatura de Ciências Agrícolas Gabriel Victor.
Criada por Gabriel, a marca “Rasta Pedra” já é bem conhecida na Rural. O nome tem três significados: “Rasta”, em referência à filosofia Rastafari, que, segundo o artista, é a essência divina que está dentro de cada pessoa; “Rastapé”, fazendo menção ao forró de raiz; e “Pedra”, lembrando a gíria “pedrada de reggae”, muito popular entre os fãs do estilo musical.

Originalmente, “Rasta Pedra” é o evento, nascido há quatro anos na Rural, que mistura reggae jamaicano dos anos 70 e forró pé de serra. A ideia partiu do próprio estudante.

- Eu havia combinado com alguns amigos de realizá-lo na CAUR, mas todos furaram, e eu acabei levando o projeto sozinho – conta Gabriel.

Os desenhos surgiram por causa da divulgação do evento. O aluno ilustrava panfletos e cartazes com histórias em quadrinhos, e os distribuía pela Universidade. Cada narrativa marca uma edição diferente do evento. A exposição do dia 10 conta com 14 exemplares.
Todos os episódios envolvem uma figura central, o pacato Rasta Pedra. De acordo com o autor das obras, o personagem usa dread e mora em outro mundo.

- Ele é um cara que vive em total harmonia com a natureza – esclarece o artista. – No fim de cada aventura, sempre há uma crítica ao nosso sistema.

É a primeira vez que Gabriel reúne suas publicações em uma exposição. Depois da mostra na Sala de Cultura, o estudante realizará mais uma edição do evento Rasta Pedra, na CAUR, às 22h.


*Por Victor Ohana, bolsista de apoio  técnico administrativo da Sala  de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário